quinta-feira, 26 de junho de 2014

Ingestão de carboidratos

A atividade muscular requer energia, esta energia é proveniente das fontes alimentares que o ser humano ingere, estas fontes são via de regra os ácidos graxos, a glicose sanguínea, e o glicogênio muscular, e em menor escala os aminoácidos.
O glicogênio armazenado nos músculos é um excelente e grande fornecedor de energia.
Por isto nas grandes necessidades do emprego da atividade muscular os atletas acabam por necessitar da ingestão deste glicogênio. Nesta condição ele é pouco e  os atletas passam a ingerir carboidratos, principalmente quando os exercícios são prolongados como a Maratona para exemplificar, acontece que a ingestão descontrolada de carboidratos pode provocar a hipoglicemia.
Nesta situação acontece a liberação de insulina no sangue e o consequente aumento inicial de glicemia.
Este aumento de porcentual glicêmico prejudica a atividade muscular.
Pesquisas mostraram que o aumento descontrolado da ingestão de carboidratos, é ruim para os exercícios musculares, a ingestão de carboidratos deve ser controlada,  antes da atividade física ela é benéfica pois provoca a poupança do glicogênio muscular e uma considerável melhora no desempenho físico.
É sempre aconselhável os técnicos dos corredores de fundo orientarem seus pupilos sobre a ingestão equilibrada de alimentos.
A falta de conhecimento sobre alimentos pode resultar em resultados negativos, por isto o técnico, o treinador devem ter bastante experiência.


boas corridas para todos

3 comentários:

  1. Tudo o que compro no Extra é de péssima qualidade

    ResponderExcluir
  2. não compre nada no EXTRA prefira o Castanha

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.