sexta-feira, 9 de setembro de 2011

TREINOS EM PISTA

Para um corredor começar a treinar em pista, é de fundamental importância uma preparação básica ( a base de sua pirâmide ), sem isto os resultados não serão adequados aos objetivos propostos.
Quando os treinos começam é necessario que o corredor seja informado pelo técnico, pelo personal, pelo orientador, o que será feito, sempre baseado nos treinamentos anteriores já feitos positivamente.
O ritmo de treino na pista deve ir aumentando paulatinamente, sempre levando em consideração a "endurance" adquirida pelo atleta no seu período de base, período inicial.
É importante que nesta fase os treinamentos anaeróbios sejam incrementados, com repetições rápidas (sprint)
corridas descontraidas, e fazer " testes".
A "endurance" já adquirida é fundamental para que o corredor, possa manter o ritmo necessário para sobre a distancia que vai correr nos treinamentos
Muitos corredores cometem o erro de correrem muito forte antes da recuperação total ( que deve ser observada pelos batimentos cardiacos iniciais), nesta situação alguns atletas podem não se sentir muito cansados e mesmo assim não conseguem acompanhar os outros atletas no treino, criando indagações.
No início do treinamento em pista é importante se observar que o esforço não deve ser máximo, o ritmo do treino vai se aumentando gradualmente a cada dois dias, preferencialmente em distancias que podem variar de 100,120,150 metros ( totalmente anaeróbias), o treinador nesta fase vai observar a mecanica de corrida em ritmo intenso orientar o atleta para correções através de educativos de corrida ( eu particularmente sigo a escola alemã), a falta de controle da velocidade pelo treinador conduzirá a problemas durante as competições com alternâncias irregulares no ritmo de corrida competitiva.
Quando a programação de treinamento ( planilha ) está sendo seguida dariamente pelo treinador, este deve sugerir tempos de corridas ( tiros ) dentro das possibilidades de cada corredor, mais adiante durante as competições como por exemplo uma São Silvestre, uma meia maratona, o atleta deverá correr dentro dos tempos previsto para a competição.
Seguindo estas normas, programei para uma atleta minha na Maratona de New York um tempo estimado em 2h 37' e 30 segundos, o ritmo da atleta foi perfeito e ela fechou a maratona com apenas 10 segundos fora do previsto.
O grande problema é que muitos orientadores de corredores de fundo, trabalham empiricamente, "chutando" tempos e distâncias, logicamente estou me referindo a pessoas leigas na área.
Em cada ínicio de treinamento o corredor deve antes de começar a correr receber a orientação do treinador do que deverá fazer, e o porque fará, esforços dessnecessários devem ser evitados.
Por isto algumas vezes me manifesto contra planilhas feitas em revistas especializadas, pois o treinamento deve ser "olho no olho" fazendo um follow-up do atleta, estou me referindo a quem treina com objetivos de resultados, cada corpo humano é um universo, portanto diferente um do outro;
Boas corridas na pista de atletismo.
Carlão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.