domingo, 25 de setembro de 2011

PRESSÃO ARTERIAL

As pessoas tem uma grande preocupação com sua pressão arterial. e ela é sempre motivo para medições constantes e às vezes até para regimes alimentares.
O sangue circula pelo nosso corpo pelas arterias pelos vasos sanguineos, esta circulação está sempre sob pressão. As batidas do coração que funciona tal qual uma bomba empurrando o sangue para frente e criando uma pressão.
A pressão atinge seu máximo quando quando o coração se contrai e depois um nível mínimo quando o coração relaxa. A pressão  máxima é chamada de sistólica e a mínima de diastólica, quando sua pressão é medida os resultados são por exemplo 12 x 7, 14 x 10, 11 x 6 para cada pessoa de acordo com sua situação de pressão a medida pode ter variações.
A medida chamada diástólica ( a mínima ) deve ser considerda como a mais importante, o número que ela apresenta significa a pressão nas arterias quando o coração está relaxado.
A pressão sistólica ( a mais alta ) pode se elevar devido a varios fatores, porém quando a pressão diastólica ( a mais baixa ) se eleva existe algum componente importante a ser análisado por um médico.
Outro aspecto que deve ser levado em conta é a maleabilidade ou flexibilidade por onde o nosso sangue corre. A medida que envelhecemos os condutores do sangue (arterias e vasos) vão se endurecendo ficando mais rígidos devido a formação de esclerose, ao depósito de colesterol e calcio, tornando-se menos sujeitos as mudanças de pressão. Por isso é comum em pessoas mais idosas pressões máximas muito altas e as pressões mínimas normais.
Todo Professor de Educação Física, teve ter condições de medição dos batimentos cardiácos e tambem condições de medição da pressão arterial, tendo sempre a mão um esfignomanometro, uma sugestão que recebi quando estagiario do Celafiscs há mais de 35 anos sugestão dada pelo amigo Dr. Matsudo criador deste estupendo centro de estudos.
O Professor de Educação Física tem as mesmas de um médico pois ambos são resonsáveis pela saúde, principalmente de que corre de quem caminha.
Boas corridas
Carlão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.