Para um corredor estar sempre bem preparado, devemos saber alguma coisas como : treinamento não se restringe a uma pista de corrida ou de percursos feitos habitualmente para aumentar a quilometragem semanal.
A alimentação, é o combustivel de cada um, neste caso é tudo uma questão de inteligência e uma das mais importantes fases da preparação do corredor.
Todos os treinadores e atletas devem ter constantemente uma coisa em seus pensamentos, mais vale qualidade do que quantidade. No aspecto da alimentação a ingestão de proteinas, evitar gorduras em excesso, abolir bebidas com gases, procurar se distânciar de tudo que leve a vicios, ter boas horas de sono principalmente, pelo menos 9 horas. ( sempre enfatizo que o sono é um dos melhores treinamentos ).
Na atividade física saber diferenciar o treinamento adequado, como a hora da velocidade, a hora da resistência, dividir o dia em duas ou três fases de treinamento ( no meu conceito ) fazendo sempre a velocidade em primeiro plano para em outros períodos fazer o treino de resistência. ( a vivência espacial a coordenação motora do corredor fica alterada quando ele faz a resistência primeiro para fazer a velocidade depois).
Entretanto todo corredor e todo treinador deve saber que o lado psicológico é o mais importante dentro da equação de um treino, jamais um corredor vai render o que pode ou melhorar suas performances, quando tem problemas particulares, em casa com a familia, no seu emprego com relação a dúvidas, dividas, relacionamentos, medos, segurança, salários.
A Pirâmide de Maslow, deveria servir de exemplo para quem dá treinamentos e para todos aqueles que dirigem atletas, para que possam motiva-los, pois ela mostra a real situação de cada um.
Estar em forma não é sòmente o estado físico mas é também a somatória da condição emocional e a situação material.
Não esqueçamos que vivemos em um pais pobre em educação e a atenção que deve ser dada aos atletas deve ser dobrada , treinar um corredor onde a renda "per capita" é 100 ou mais vezes maior que a nossa é bastante facil, mas aqui nossa tarefa é diferente.
Sem apoio treinar um jovem no Brasil no interior, no sertão, em uma favela, ou na periferia de grandes cidades é diferente do que preparar um jovem na Italia, em Portugal na França, nos EEUU, ou no Canadá onde as condições dadas ao Prof. de Educação Física são mais apropriadas e também o Prof. de Educação Física, o treinador é mais considerado.
Às vezes ouvimos alguns absurdos na mídia, hoje na CBN, divulgavam a possibilidades de descobrirmos talentos para a próxima Olimpiada, isto é brincadeira de quem não entende de esportes, descobrir hoje um talento para os 100m ou para qualquer outra prova do atletismo leva anos gente!!!! estamos em boas mãos.
Boas corridas para todos.
Carlão - técnico de atletismo
" A realidade é uma isca lançada a um desconhecido em cujo caminho não podemor ir muito longe"
Marcel Proust 1971/1852, escritor francês
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.