Éste tipo de treinamento consiste em corridas repetitivas em uma distância pré determinada em uma pista ou local demarcado.
Foi um sistema de treinamento que adotei e sempre produziu bons resultados com os fundistas que treinados por mim.
Forma de trabalho:
indica-se a distancia que o corredor deverá fazer como por exemplo, 200m,400m, 600m em uma pista de 400m preferencialmente.
O atleta é orientado sobre o treinamento a ser feito, os tempos que deverá atingir e as pausas que serão feitas.
Os esforços efetuados pelo atleta deverão ser análisados pelos batimentos cardiacos e pelo tempo solicitado em cada tiro.
Sempre dei preferência que as pausas efetuadas fossem ativas, estas pausas devem ir até o momento que o atleta apresentar a frequência cardiaca igual a medição feita anterior ao primeiro tiro efetuado.
A caracterisrtica importante no treinamento períódico é que as distâncias sejam sempre as mesmas, as pausas tambem devem ser iguais, os tempos obtidos devem ser os tempos solicitados pelo treinador.
Exemplo: 12 x 400m com pausa de 200m (pausa ativa) cada 400m para 68"/69" o treinador deve ser exigente com relação aos tempos solicitados.
Este tipo de treinamento é de facil execução, desde que o atleta esteja em boa forma física e de sáude.
Antes de iniciar a atividade é interessante algumas corridas progressivas de 40 a 60 metros, e a orientação ao corredor que não procure exagerar pretendendo baixar tempos, a razão do sucesso desta atividade é o ritmo exigido, a disciplina e sobretudo a facilidade de execução.
Com o passar do tempo e fazendo este treino a cada 8 dias, o corredor passa a ter melhor controle do seu ritmo, melhora a desenvoltura de suas passadas, melhora as quilometragens, mostra ao treinador a sua condição física pelos batimentos cardiacos, a expressão de cansaço ou não, desenvoltura, flexibilidade. e comportamento.
O treinamento períodico se adapta as corridas programadas durante o ano e pode inclusive servir como treino teste cerca de 10 dias antes de uma prova de rua como a São Silvestre por exemplo.
Na história do atetismo acredita-se que um dos pioneiros neste tipo de treinamento foram Paavo Nurmi, Pinkala e tambem Carl Diem, o importante é que o treinamento períodico produz resultados satisfatórios a todos os fundistas.
Carlos Ventura - técnico de atletismo
boas corridas a todos.
" Cultivar um jardim é caminhar com Deus " Christian Nevell Bovee 1820/1904 escritor americano.
Carlão bom dia nos meus treinos também sempre o meu descanso é ativo, dou os tiros e depois o descanso é trotanto certa distância de acordo com a planilha que é me dada...Agora que não entendo é o seguinte: Existe o descanso ATIVO e o descanso não ativo quando o atleta dá o tiro e descansa parado um certo tempo e depois retorna a dar o tiro novamente, ao meu ver o descanso ativo é o melhor treino pq numa competição de acordo com a distância que o atleta corre o descanso ativo serve para quando ele pegar um percurso dificil como por exemplo uma ladeira ao meu ver o descanso parado eu acho que não vale a pena treinar pq numa competição o atleta não vai parar...Será que eu estou certo ou errado?
ResponderExcluirUm abraço,
Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com