A fadiga no corredor é identificada pela diminuição do poder funcional dos seus orgãos, a fadiga é provocada pelo excesso de treinamentos ou excesso de competições, ela vem acompanhada de uma sensação de mal estar e quando o atleta não dá importancia para este estado ele pode em determinado tempo chegar a sentir dores, seu organismo passa a ter uma sensação de falta de energia.
Todos os nossos tecidos são fatigáveis com alguma variação, e os nossos orgãos dos sentidos podem aguentar por mais tempo a sensação de fadiga.
Podemos diferenciar as sensações de fadiga, ela pode ser de origem nervosa ou apenas muscular. A fadiga atua sobre sobre todo o nosso conjunto neuro muscular antes de expandir-se pelo corpo todo.
Podemos analisar a fadiga da segunte forma:
1° variavel segundo a intensidade do treinamento
2° sabermos da sua presença através da análise quimica, testes físicos, testes fisiológicos.
A sensação de fadiga depende da caracteristica de cada atleta.
A fadiga real depende da forma como esta sendo feito o treinamento.
Aqui no Brasil não temos como pratica a massagem antes e após os treinos ou competições, a massagem provoca uma restauração que diminue a fadiga no corredor.
Quando o corredor apresenta sinais de fadiga, seus musculos já estão perdendo a elasticidade, a tonicidade a produção de calor.
O atleta com sinais de fadiga tem a sua resistência diminuida, sofre muito mais os efeitos do frio e do calor, desta forma seu organismo começa a perder as defesas e ele esta propenso a problemas de saúde.
Para os atletas que não tem um profissional da área de saúde a disiposição como um Professor de Educação Física, um médico, um fisioterapeuta, é sugerido, bons períodos de recuperação como já citado, boas horas de sono, alimentação adequada, fuga de situações de ansiedade, evitar excessos no treinamento como rodagens muito longas, terrenos montanhosos, excesso de velocidade, vida noturna inadequada.
Boas corridas para todos.
Carlão - técnico de atletismo.
" Tudo deve ser feito de maneira mais simples possível, mas não mais simples do que isso"
Albert Einstein ( 1879/1955) Físico americano nascido na Alemanha, criou a Teoria da Relatividade, prêmio Nobel em 1927.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.