terça-feira, 6 de dezembro de 2011

CAPACIDADE RESPIRATÓRIA DO CORREDOR

Todas as alterações que ocorrem no nosso aparelho respiratório são resultantes do treinamento e dependem também do sangue transportar maior quantidade de óxigênio.
Em uma pessoa que não tem atividade física, normalmente um sedentário, existem zonas no pulmão onde apenas entra o ar, em uma pessoa treinada ou que faz atividade física habitualmente, os alvéolos pulmonares se abrem totalmente, e desta forma acabam recebendo uma maior quantidade de óxigênio possivel, a amplitude do torax do corredor é aumentada e a cada inspiração a quantidade de ar é maior.
Isto provoca uma maior capacidade vital ou seja a quantidade de ar que o corredor consegue expelir dos pulmões depois de uma grande inspiração..
Em um individuo sedentário a capacidade vital e de aproximadamente três litros e meio, em um individuo treinado a capacidade vital é de aproximadamente de cinco a seis litros.
Este aumento de capacidade do ar faz com que haja uma diminuição de atividade respiratória exigidos em uma corrida de fundo, desta forma obtem-se uma quantidade maior de energia e evita-se a fadiga.
Não canso de dizer a todos os meus atletas: se voce quiser melhorar, corra longo e lento, voce será o melhor corredor sem dúvida.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo.
" A natureza ama a simplicidade" Johannes Kepler (1571/1630) astrônomo alemão

Um comentário:

  1. Anônimo3/1/14 14:01

    Carlão, para um teste físico militar (2400m em 11 minutos), qual o melhor método de treino? dar tiros de 400m, correr 3km moderadamente ou só tentar baixar o tempo?

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.