Ontem fui participar da coletiva da São Silvestre, e enquanto esperava, conversei com uma dezena de atletas e alguns treinadores.
A maioria deles me dizia ter se preparado ou dado treinamento em Campos do Jordão devido a altitude.
Como fui precursor de treinos em Campos na década de 70,juntamente com o amigo da PM Cel. Correia, tomo a liberdade de esclarecer que treinos em Campos do Jordão não são exatamente próprios para altitude.
Fisiologicamente os beneficios do treino em altitude acontecem quando ela é de no mínimo 2.200 metros, e Campos de Jordão em "alguns lugares tem 1600 a 1700 metros de altitude" portanto....alguma coisa esta errada.
Durante mais de uma década levei atletas para lá treinar, pelo tipo de trilhas, montanhas, terreno, pela falta de poluição, pela tranquilidade, assim conseguimos bons resultados na São Silvestre com José João, Eliana, Ferreirinha, Coquinho e outros atletas, sem levar em conta altitude. Sempre fiz treinamentos em altitude, como Saint Moritz, Bolder, Valtelina, aqui na América do Sul, na década de 90, levamos alguns atletas como Sonia Maria de Oliveira, Valdenor, Leite, Vanderlei Cordeiro, para treinar em Arequipa, que tem 2220 metros de altitude.
Treinamento em Campos de Jordão nada tem a ver com altitude, embora alguns médicos me contradigam.
a altitude adequada, se faz presente no aparelho circulatório e respiratório quando o corpo do corredor é submetido à pressão mais baixa sofre um desequilibrio homeostático, partindo daí a necessidade de se aumentar a pressão parcial do oxigênio alveolar para que a absorção de gás pelas celulas não sofra solução de continuidade.
O treinamento feito em nível de baixa pressão fará com que tenhamos hipoxia ( deficiência de oxigênio no sangue e nos tecidos ) e vaso constrição ( diminuição do calibre das arterias produzido pela contração do músculo liso circular à parede dos vasos)
Assim o coração é obrigado a trabalhar mais para uma mesma quantidade de trabalho ao nível do mar. Após o esforço o batimento cardiáco é bem maior e a recuperação é mais lenta.
Quando o treino é feito em altitude nosso corpo após algum tempo adapta-se as solicitações de ordem fisiológica.
Entretanto o atleta treinado em altitude, se ficar por mais de uma semana ao nivel do mar, perde em parte sua condição de treinamento.
Apenas como sugestão informo uma tabela aproximada em percentuais de redução de tempos em algumas distancias de treinamento em altitude:
1000 m diminuir 6% - 2000m diminuir 7% - 3000m diminuir 7% - 5000m 7%- 10000m para cima 10%.
Alguns cuidados em altitude: Inflamações, febres, tendinites, dores de garganta, ansiedade.
O acompanhamento de um médico é sempre importante na preparação.
Boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo
" Mantenha o tempo em alta estima e seja cada dia mais cuidadoso para não perder nada de seu tempo, mais até do que para não perder nada do seu ouro ou prata"
Richard Baxter 1615/1691 escritor inglês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.