Uma Maratona, feita quase que exclusivamente em descida, sempre foi objeto de polemicas, em 1983 organizei a Maratona do Sol, prova medida pelo grande arbitro sr Oswaldo Waldemir Pizani, " seu Pizani" um grande e ético amigo.
Esta incrivel Maratona teve sua largada defronte ao Rancho da Pamonha, na via Anchieta no alto da Serra, e seu percurso foi descendo a Serra pela Rodovia Anchieta fazendo toda a Baixada Santista e concluindo seus 42km195 na Praia do Gonzaga em Santos.
Foi uma epopéia, um sonho que nem o autor de D.Quichote de La Mancha poderia imaginar os infinitos problemas surgidos, mais dificeis de resolver que os Moinhos de Vento enfrentados pelo Cavaleiro da Triste Figura. Entretanto depois de consultar a FIAA, Confederação, Federação conseguimos o "permit" e concretizar a Maratona a ser corrida em descida na Serra do Mar.
Correram cerca de 3000 atletas e a vitória coube a um gaucho que até aquele dia eu não o conhecia, Dimantino Silveira dos Santos, era mais um amador inscrito e ele venceu a prova com categoria, fatos inusitados foram dignos de realce, como um cortejo de casamento que interrompemos na baixada, um trem que tambem teve de parar para dar lugar aos corredores as declaraçoes de dois atletas meus, os irmãos Sarkis em entrevista a TV Bandeirantes, diziam que venceriam a prova, uma temeridade em um evento nunca acontecido a interrupçãodo trânsito na Ponte Pensil, a colaboração da Policia Rodoviaria
No pelotão feminino a vitória coube a uma atleta minha Angelica de Almeida com apenas 17 anos, estava se revelando como uma das melhores maratonistas do Brasil.
A temperatura chegou a casa dos 40° centigrados, de fato foi uma aventura empolgante.
Quando terminou a prova durante a premiação o vencedor Diamantino disse querer treinar com o Carlos Ventura, ele não me conhecia e dias depois se apresentou no São Paulo F.C. começando a treinar na equipe do clube.
Talvez graças a uma maratona em descida o Gaucho de Carazinho teve a oportunidade de participar de 3 Olimpiadas representando o Brasil, e tambem vencer a meia maratona mais rápida do Mundo a Stramilano.
Apenas uma observação a medição dos 42km195, foram feitos com uma trena de 50m durante uma noite inteira, à pé, Cervantes deveria ter conhecido " Seu Pizani"
Tudo tem uma razão para acontecer.
PS: "É tão arriscado acreditar em tudo como não acreditar em nada"
Denis Diderot(1713/1784) escritor e filósofo francês.
Boas corridas para todos
Carlão - Técnico de Atletismo
E ai Carlão pq essa maratona em descida não existe mais?
ResponderExcluirEsses corredores abaixo ainda correm:
Dimantino Silveira dos Santos acredito que deve ser casado com a corredora Marizete;
O Sarkis e Angelica de Almeida corria na época que eu não corria, nào conheço pessoalmente mais conheci através da extinta Revista Viva que existia na época dos anos 80.
Um abraço,
Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com
Eu tive a felicidade de correr essa prova, foi muito desgastante mas a beleza natural e o apoio do publico na chegada foi algo que jamais esquecerei.meu tempo 2,49
ResponderExcluirO Saudoso Hélio Aguiar chegou em segundo lugar nessa prova. Naquela época ele estava voltando a treinar, fazia parte da equipe "Aços Novo Mundo", treinava n pista do Clube Esportivo da Penha (zona leste SP), logo depois entrou para a equipe do Elito "NewCorp", eu corria no infantil...o tempo passa rápido demais...
ResponderExcluir