sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A NECESSIDADE DE CARBOIDRATOS PARA O CORREDOR

A função principal dos carboidratos é ser combustivel energético durante as corridas de longa duração como a Maratona, a Meia Maratona  a São Silvestre demais provas de estrada.
A ingestão de carboidratos rotineiramente serve para manter as reservas de glicogênio no corpo, porém quando o consumo de carboidrato for demasiado acontece um aumento de gordura corporal mesmo que o corredor não ingira gorduras.
Para manter as proteinas teciduais é necessaria a ingestão de carboidratos de forma adequada, as proteinas representam a segurança e manutenção dos tecidos, os carboidratos em sua desintegração,  funcionam como ativador para o metabolismo lipidico, ajudando a facilitar o metabolismo das gorduras.
O carboidrato é fundamental para o bom funcionamento do SNC, nosso cerebro utiliza a glicose sanguínea quase que exclusivamente como combustivel. (Matsudo 2000)
Para corredores de longas distancias cerca de 60% das calorias diárias devem ser representadas por carboidratos.
Toda a atividade esportiva de alto rendimento exige o consumo de substratos energéticos, principalmente carboidratos pelo fato de que sòmente eles podem ser metabolizados anaerobiamente para a geração de energia.
No final de uma atividade como a maratona ou uma corrida com mais de 50 minutos de duração acontece uma forte redução dos níveis de glicogênio, uma das formas para fazer sua reposição é o consumo de carboidratos na alimentação.
No dia do evento como uma São Silvestre por exemplo é sugerido que 4 a 6  horas antes do seu inicio o corredor faça uma refeição rica em carboidratos, porém com baixa quantidade de fibras, para que não aconteça um problema intestinal.
Corridas com duração de cinquenta minutos ou mais são limitadas pela desidratação ou depleção dos estoques de carboidratos, sendo assim é necessaria a estratégia do consumo de solução de carboidratos para poder fornecer ao organismo energia e hidratação paralela.
Em provas de 12 a 15 km a sudorese é bastante alta e o peso do corredor pode ser alterado em uma perda de 2 a 3%, isto relacionado a desidratação e pode ser prejudicial para o desempenho do corredor.
Para que não haja  problemas e queda de desempenho é sugerido que ele faça ingestão de liquidos antes, durante e após a corrida, devemos levar em conta ainda que estamos entrando no verão e neste fim de ano como sempre as temperaturas estarão muito altas, quando a sede aparee já é tarde demais, hidrate-se antes que ela apareça.
Boas corridas para todos.
Carlão - Tecnico de atletismo
" Cada alma é por sí só uma sociedade secreta" Marcel Jouhandeau 1888/1979 escritor françês

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.