Apenas como ferramenta para conhecimento geral, uma breve explanação sobre " cross promenade ". Este método de treinamento objetiva aquisição de " endurance ", resistência, potência, flexibiidade, melhora da velocidade.
É interpretado como " corrida passeio " e foi criado pelo belga Raoul Mollet, que baseado na linha de treinamento sueco do " fartlek " introduziu exercicios isotônicos e exercicios isométricos, visando força muscular localizada e atividade com exercicios intervalados similares ao " interval training ".
Bastante conhecido e difundido na Europa pode ser realizado em bosques, trilhas, em ambientes naturais criando um excelente estado psicológico para o corredor, excelente oxigenação, com obstáculos naturais, os exercicios podem ser denominados com "circuito longo " ou " longão ", o percurso preferencialmente deve ser feito na distância de aproximadamente 3 km.
A duração pode variar de 40 a 90' o nº de treinos semanais é de no mínimo 3 por semana, o "cross promenade" compreende 4 fases: aquecimento, exercicios de desenvolvimento muscular, velocidade, trabalho intervalado.
O aquecimento deve ter aproximadamente 20' com exercicios de mobilidade articular e flexibilidade muscular: marcha com exercicios respiratórios, corrida lenta entre arvores ou trilhas, seis a doze exercicios de flexibilidade com elevação das pernas, saltos, educativos de corrida, corridas continuas entre 4' a 6', balanceamento, rolamentos, contrações isométricas, corridas contínuas com o objetivo do desenvolvimento muscular.
Raoul Mollet, procurou juntar em um único treino de longa duração, exercicios que possibilitem o desenvolvimento simultâneo da potência, força, flexibilidade, endurance.
No " cross promenade " o controle fisiológico é deficiente, razão pela qual sua maior utilização se verifica na primeira fase do condicionamento básico e sómente na aplicação de cargas intervaladas quando o treinador poderá avaliar a situação orgânica do atleta.
O "cross country' é considerado como uma atividade integrante do " cross promenade "
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo
" O melhor dos remédios é o otimismo " Madre Teresa de Calcutá - 1910/1997 religiosa
obrigado pelo post
ResponderExcluir