Processo de treinamento inadequado, excesso de competições, falta de confiança no técnico, poucas horas de sono, consumo de alcool ou nicotina, café em excesso, viver, morar ou trabalhar em locais barulhentos, com aglomeração de pessoas, muita luminosidade ou excassez de luz, falta de tempo livre para treinar, forma de vida sobrecarregada, falta de vitaminas. No seu meio ambiente uma super solicitação familiar, excesso de obrigações, tensões com cônjuge pais, filhos,namorada (o), sobrecarga de trabalho, raiva de colegas, de superiores, más avaliações de desempenho na escola ou no trabalho, diluvio de estimulos no cinema na televisão na internet, , Alguns sintomas psiquicos podem contribuir no rendimento do atleta como rebeldia, histeria, critério zombador, agressividade elevada, sensibilidade a criticas, depressão melancolia, sentir-se rejeitado, não acreditar em sí mesmo sentindo-se diminuido perante outros atletas, colegas de trabalho, familiares estas caracteristicas são sintomas claros de ( OVT) overtraining.
Algumas supersolicitações podem ser claras como alterações na coordenação motora, câibras, insegurança, alterações involuntárias no ritmo de corrida durante um "longão" por exemplo.
Segundo Roberto Freire na vida em todos os seus momentos " SEM TESÃO NÃO HÁ SOLUÇÃO ".
Quando o fundista começa a solicitar ou sentir necessidade em tempos de recuperação com pausas maiores, em seu treinamento diário ou de um dia para outro é sintoma claro da falta de rendimento que pode ser atribuido a sua condição física ou mental.
Podem ocorrer situações durante uma competição de rua de pista ou no treinamento onde o corredor sente falta de condições de lutar, "falta de cabeça" se sente constrangido pela critica ou observação de um colega, do adversário ou da torcida isto são sintomas de falta de rendimento e às vezes não é pelo treino aplicado ou cansaço, a cabeça é quem manda.
Para todas estas situações é importante o atleta ser claro, e informar seu treinador de alguma situação que esteja ocorrendo, não escondendo nada que o prejudique.
Boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo
" Um porto alegre é melhor que um porto seguro para nossa viagem no escuro"
do cantor e compositor Caetano Veloso ( em Menino Deus )
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.