Estes dias conversando com meu amigo Amadeu Armentano, ilustre poeta, advogado, diretor da Corpore, um apaixonado por atletismo e com o Cacá emérito jornalista da Band, falavamos sobre um particular amigo que tivemos em comum o grande triplista brasileiro, medalhista olimpico por duas vezes em Melbourne 1956 e Helsinque 1952, com suas estrelas amarelas lembradas na bandeira tricolor do São Paulo F. C.
Resolvi dar uma pesquisada nas participações olímpicas do Adhemar, e me chamou muito a atenção no livro Brasil Olimpico um detalhe escrito esmeradamente pelo ilustre jornalista Caetano Carlos Paiolli da Fundação Casper Libero, a quem devemos muito dos nossos conhecimentos na área esportiva especialmente para mim no atletismo.
O Paiolli fala da última participação olímpica do Adhemar em Roma 1960 no Estádio Olímpico de Roma.
O nosso atleta , de uma magnitude carismatica impar era um dos atletas olímpicos mais observados pelo mundo todo e pelo publico presente naquela Olimpíada
Adhemar dirigido tecnicamente pelo saudoso Gerner, técnico do São Paulo F.C., a marca minima exigida era de 15m50, estavam disputando a prova do triplo 41 atletas sendo que 15 seriam classificados, Adhemar obteve 15m61 nesta primeira seletiva olimpica do triplo qualificando-se entre os 14 melhores atletas para a semi final a tarde por volta das 14.45h.
A tarde no primeiro salto ele estabeleceu 14m87, no segundo queimou, no terceiro obteve a marca de 15m07 e assim foi desqualificado, pois sòmente os seis primeiros poderiam continuar na prova.
Neste momento ocorreu um fato inédito, nosso idolo inconteste, foi se despedir do publico e com a bandeira do Brasil deu uma volta pela pista de 400m acenando para todos que o aplaudiam, afinal ele era o grande idolo do atletismo e bi campeão olímpico.
A partir de então credita-se ao nosso Adhemar Ferreira da Silva a criação da tradicional " volta olímpica ".
Como em nosso querido Brasil, poucas falas se dá a História, e apenas valorizamos estórias, nossa cultura e educação esportiva está em decréscmo, fiz questão de citar este fato em meu blog, que certamente poderá ser guardado e possivelmente aproveitado principalmente pelos adeptos do atletismo.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo
" Nós poderiamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons " Sigmund Freud 1856/1939
psicanalista austriaco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.