segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

BURN OUT

Burn out é uma síndrome que acomete via de regra pessoas na sua atividade profissional, devido ao ambiênte que existe na sua atividade diária, muito comum no mundo corporativo.
Segundo a Profa. Dra. Maria Benevides Pereira autora do livro " Burn out: Quando o Trabalho Ameaça o Bem Estar do Trabalhador" (Editora Casa do Psicólogo) : "são pessoas que em seus trabalhos estão sob forte pressão e não encontram maneiras de eliminar os agentes causadores do estresse"
Os sintomas da Síndrome de Burn out são : ansiedade, fadiga, angustia, insônia, sono agitado, gastrite, ulcera, problemas cardíacos, falta de concentração, dificuldade de memória, irritabilidade, agressividade, ironia, cinismo, isolamento, dependência de alcool, drogas, café, ansioliticos.
A psicológa Adriana Araujo diz : "Os sintomas estão ligados a questão do trabalho, normalmente com a sensação de que aquilo que se faz não está satisfatório. É como se houvesse uma pressão dentro do trabalho que não faz a pessoa sentir-se adequada alí dentro."
Alguns traços de personalidade podem ser mais propícios para que o individuo sofra com esse problema, segundo a Dra. Ana Maria : "em geral as pessoas mais empáticas, que gostam demais do que fazem e se envolvem quase sem limites, pessoas extremamente obstinadas as que não suportam errar e as perfeccionistas... São aquelas tidas como bons profissionais que acabam mais propensas ao problema".
Algumas profissões são mais tangíveis como aquelas com maior envolvimento com o público, as que tratam diretamente com pessoas, como professores, médicos, atendentes.
Para o tratamento da Sindrome de Burn out, é necessario o follow-up de um médico ou de um psicoterapeuta para lidar com a personalidade em entender a forma de encarar o trabalho.
Fora isto o ideal seria fazer modificações no ambiente de trabalho. Quando não há maneiras de diminuir este problema, sair da empresa em que trabalha esclarece Dra. Ana Maria.
A atividade profissional é o grande facilitador desta Sindrome. " Empresas muito competitivas, burocráticas, e que estão sempre trocando seus profissionais na ânsia da produção, acabam levando seus colaboradores a este estado de Burn out segundo a Dra. Ana Maria.
Norma do Ministério da Saúde  prevê que empresas com este  problema podem ser avaliadas caso a Síndrome seja detectada e no caso do afastamento do funcionário em virtude da Sindrome a empresa é obrigada a cumprir os mesmos procedimentos de acidente do trabalho, caso estes transtornos tenham sido desenvolvidos enquanto o funcionário cumpria suas atividades.
A sindrome de Burn-out possui caracteristicas piores que o estresse, similares ao OVT '( over training ) no atleta e a recuperação do individuo pode demorar até três semanas.
Especialista relataram caso de casais se separarem motivados pela agressividade do companheiro (a).
É necessario para as pessoas que convivem com pessoas afetadas pela Sindrome de Burn out dar apoio e ter bastante paciência como o portador da Sindrome.
Boas corridas para todos, a memória é o nosso pen drive.
Carlão- técnico de atletismo
" Cuide de sua mente, procure mante-la aberta. Ela é ferramenta inestimável para selecionar, organizar, conceituar e guardar informações" Lisa Engelhardt " livro Terapia da vida - editora Paulus

Um comentário:

  1. Muito interessante a sua abordagem. è muito comum vermos empresas gastando dinheiro e promovendo programas de qualidade de vida e tendo uma ação incoerente com este propósito - exercendo uma pressão muito forte sobre seus empregados, com lideres e gestores despreparados que só conseguem resultado através do chicote, o que gera um clima opressor e ameaçador.


    Laura de Freitas

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.