quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Disciplina monástica

Estou  habituado a dar treinos para corredores fundistas e de maneira geral todos o corredores procuram de certa forma habituar-se com determinações de horários distâncias, locais, e fazer um acompanhamento bastante sério do que lhes é programado.
Estou nesta estrada há muitos anos e por experiência posso dizer que não adianta o atleta ter apenas vontade de correr, mesmo tendo algum potêncial.
Grande parte dos atletas que treinaram sob a minha orientação e tiveram exito nos seus objetivos devem este atingimento obtido devido a disciplina seguida.
Atualmente muitos jovens não se adaptam a linha espartana de treinamento de fundo, o que lhes tira a oportunidade de atingir ótimas performances.
Com a evolução da tecnologia, meios de transportes mais tranquilos como um carro, alimentar-se em " fast foods" levam o jovem corredor pensar duas vezes se vale a pena tanto sacrificio.
Quando um individuo resolve ser atleta " para valer " ele deve abdicar de inúmeras coisas que no momento lhes são muito agradáveis.
Os horários de sono devem ser rigidos, a alimentação totalmente diferenciada do que a sociedade está acostumada, festas ficam fora de tudo, baladas não existem.
Tive uma experiência muito rica quando na década de 70 comecei a levar corredores para treinar em Campos de Jordão, daquela época para cá a cidade de Campos de Jordão tornou-se uma Meca para corredores e treinadores.
Muitos comentam sem conhecimento que eu levava atletas para Campos de Jordão devido a altitude, que não é o caso pois a altitude de Campos de Jordão não é adequada, eu os levava para que realmente se  preparassem com uma disciplina monástica e foi o que aconteceu com alguns atletas como o José João. o Ferreirinha, o Coquinho.
O atleta que quer realmente fazer resultados deve ter um comportamento diferenciado sabendo que os prazeres que a vida lhes oferece nesta faixa etária, não é para eles.
É uma decisão muito dificil, ficar longe de tudo e de todos apenas correndo, comendo, dormindo, concentrando-se durante anos, na verdade esta é a vida de um campeão.
A gloria de um recorde, de uma vitória não é para todos, é apenas para alguns atletas conscientes e iluminados que sabem a dificuldade que estarão enfrentando para chegar lá.
Muitos futuros corredores que querem  iniciar comigo seus treinamentos perguntam se dentro de alguns meses estarão obtendo resultado e eu digo que não, o resultado é a soma de tudo o que lhes é pedido, inclusive o tempo, os anos.
Atleta de alta performance não se prepara como um pão que vai ao forno por alguns minutos, atleta de alta performance é preparado demoradamente.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo
" O obstáculo maior é o medo "  Madre Teresa de Calcutá, 1910/1997 - religiosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.