Para o desenvolvimento de um treinamento de um velocista, de um fundista algumas linhas que considero ideais e sempre coloquei em prática podem ser ser adotadas pelo técnico, pelo treinador pelo "personal" para a consistência e segurança dos objetivos que são o fóco tanto de quem é treinado como de quem dá o treinamento.
Quero deixar patente que esta é a minha linha particular de trabalho como treinador e acredito possa ser util a quem se interessar.
O básico, o fundamental é deixar claro o conceito de ritmo. como fulcro da atividade do treino, acredito que na vida tudo é ritmo.
O meu conceito é a soma do que o atleta treina mais o repouso que tambem é treino mais a alimentação que é o combustivel físico e faz parte do treinamento, a dedicação do atleta ( sem ela nada feito ) e fundamentalmente a base da pirâmide bem elaborada para dar sutentáculo ao edificio que será construido, todo o relacionamento técnico x atleta deve ser o mais simples possivel ( caso contrário vira " perfumaria "), devemos tomar muito cuidado com sonhadores e criadores de formulas mágicas, colocadas em revistas livros, sites.
O rendimento sem dúvida alguma será inevitavel e consequente desta filosofia.
Levo em consideração os seguintes conceitos :
Não há limites para quem quer progredir
A relação expectativa x realidade ( sem enganação sem sonhos )
A relação motivação x ansiedade
A importancia dos objetivos serem definidos ( sem mentir para o atleta )
A importancia da capacidade cerebral de cada um, esta capacidade é superior a condição muscular.
A variação dos locais de treinamento, pista, rua, montanha, estrada, areia, barro)
A valorização do programa estipulado
A importancia dos testes a serem fixados para o atleta
Orientar que treino não é briga, não é disputa, não é competição, treino é análise e o estudo e preparação para a perfomance a ser atingida. Sou muito questionado e algumas vezes criticado alguns atletas já me chamaram de " sargentão " contudo levo em conta um detalhe que sem ele o prédio vem abaixo. DISCIPLINA TOTAL, espartana, e foi desta forma que consegui as minhas maiores conquistas e outras vitórias internacionais.
Na minha pirâmide de trabalho, valorizo muito a dedicação do atleta, a entrega do técnico aos objetivos propostos.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo
" Cerebro é a única coisa que importa neste mundo, seja voce um homem ou um corvo"
Lyman Frank Baum 1856/1919 escritor norte americano
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.