Marathon Training é um método de treinamento para fundistas, criado nos anos 50 por Arthur Lydiard, técnico na Nova Zelandia, devido sua grande intensidade recebeu este nome.
Este treinamento é um trabalho de duração que na sua última fase evidencia uma atividade fracionada.
Especifico para corredores de longas distâncias e também para meio fundistas (800m rasos e 1500m rasos).
Neste tipo de treinamento inicialmente concebidos para corredores de meio fun, os atletas fazem atividades de velocidade tanto quanto atividades de velocidade prolongada, o volume de quilometragens ou tempos de corridas assemelhan-se aos volumes e tempos solicitados para maratonistas.
Lydiard neste método induzia os corredores a fazerem corridas bastante prolongadas e suplantarem os sofrimentos da dôr, da estafa criando uma superação psicológica para cada um.
O próprio Lydiard durante os oito ou nove anos que estudou e criou este método, testou-o em sí mesmo.
Depois com o sucesso de sua criação obteve exitos em corredores como, Halberg que chegou a ser campeão olímpico dos 5.000 e dos 10.000 metros rasos, entretanto sua maior consagração foi nas "performances" obtidas por Peter Snell campeão olímpico nos 800 m rasos e nos 1500m rasos.
Segundo o especialista Ken Doherty técnico dos EEUU, este método objetiva principalmente a obtenção der estamina que é o fulcro em qualquer treinamento.
A estamina é alcançada pelo soma de quilometragens ou tempo de duração de uma corrida e é definida como uma qualidade fisiológica que depois de adquirida torna-se um lastro positivo fisiológico.
Para conceituarmos Marathon Training devemos defini-lo como um método de preparação orgânica, chegando-se a " endurance" com cargas contínuas, treinando-se velocidade e ritmo.
Lydiard tal qual Percy Cerutty técnico de atletismo da Australia, que faço questão de citar da mesma forma que o Professor Moniz Pereira de Portugal, davam preferência a este tipo de treinamento em praias, dunas, bosques, estradas de terra ( no Brasil podemos usar canaviais que são ótimos pelas suas estradas de terra)
O tempo de treinamento pode variar de 50 a 130 minutos.
O Marathon Training divide-se em 6 etapas de trabalho, Cross Country, longas distâncias, Terrenos montanhosos, farteck, atividade intervalada, pista de atletismo e a própria competição.
Na minha atividade como técnico e nas vezes no uso deste método, trabalho o ano todo com apenas uma pausa de um dia ou dois semanais de recuperação, entrando o método em toda a periodização planejada para o ano.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo
" É preciso algo que nos preocupe/ para acabar com a monotonia" Mario Quintana 1906/1994 poeta gaucho, escritor, jornalista.
Realizei este método na década de 70, (treinamento), tinha 15 anos, por mim mesmo sem técnico, foi num livro de capa vermelha de descobri este método, era uma coleção, até hoje não me esqueço disso, hoje dedico a minha vida com Capelania, mas corro ainda só para manter a forma, fico feliz que ainda falam do Marathon Training criado nos anos 50 por Arthur Lydiard ...
ResponderExcluir