Buscar resultados no esporte em qualquer modalidade é muito difícil. No atletismo atingir um resultado levando-se em conta ser uma modalidade onde as provas são individuais a dificuldade é muito grande.
Sou treinador de corredores e tenho a Maratona como uma das provas mais difíceis de todas as provas. O grande sonho de todos os maratonistas é em primeiro lugar vencer a concorrência para se evidenciar. As provas de rua via de regra apresenta números de corredores na casa dos 2000 atletas no mínimo.
A Maratona de Nova York por exemplo passa dos 25000 corredores, a nossa principal prova de rua a São Silvestre ultrapassa a casa dos 15000 concorrentes, a prova das Pontes Recife a Veneza brasileira, muito bem dirigida pelo José João nosso bi-campeão da São São Silvestre e recordista brasileiro dos 5000 e 10000 durante 17 anos, está na casa de cerca de 8000 corredores por aí temos um quadro da concorrência que cada atleta enfrenta.
Todo fundista sonha com vitórias, medalhas, troféus, reconhecimeto, patrocinios, seleção brasileira, Olimpiadas, porém para tudo isto sair do sonho e materializar-se a jornada é longa, muito longa muitas vezes ingrata, os degraus da escada do sucesso cada vez se multiplicam, a luta para cada corredor brasileiro é tentar romper as barreiras sociais como a sobrevivência alimentação, material, emprego, familia, saúde, para depois então tentar lograr resultados.
Tudo isto sem falar dos inimigos do esporte muitas vezes involuntários como a midia com seu pouco conhecimento do atletismo, de alguns empresários que nunca souberam o que é esporte e não entendem o que é um corredor de fundo. Para alguns o corredor de rua é um individuo estranho ao esporte, as vezes acham que o futebol realmente é esporte e devido a massa dá retorno.
Nossos técnicos de ateltismo são abnegados que as vezes frustam a própria familia para ajudar seus atletas, isto é um pequeno quadro que temos da realidade esportiva nas provas de fundo.
Seria muito bom que nas escolas de mais de 4000 municipios do Brasil a Educação Física fosse uma realidade.
Boas corridas para todos
Carlão técnico de atletismo.
" A pior derrota é o desalento " Madre Teresa de Calcutá 1910/1997 - religiosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.