Grande número de corredores, a medida que seus treinos evoluem em termos quantidade, acabam por sentir-se, esgotados, cansados, emocionalmente abatidos, podemos dizer na giria " para baixo ".
Em inúmeros comentários que já fiz, escrevi, disse em palestras, isto já é um sintoma de " overtraining ".
Muitas vezes os sinais de overtraining passam despercebidos pelo corredor que não se abre com seu técnico e também do técnico, que no afã de melhores condiçoes do seu atleta, não analisa os procedimentos de treinamento dados e que podem ser causadores dos sintomas do "over training".
Treinar com leigos ouvir curiosos, imitar treinos dos seus idolos, seguir recomendações de revistas especializadas em corrida pode colaborar com o estado negativo do corredor é uma fronteira muito perigosa coloca a sáude do atleta em "check".
Muitas vezes o corredor durante um percurso, ou sentado lendo, vendo TV,mesmo não apresentando cansaço, sente um súor frio, pescoço, nuca, gelados, ou os pelos dos braços e das pernas eriçados, durante o seu dia fora da atividade de corrida vontade de brincar tirar o "sarro" de todos a toda hora, ou ao contrario ficar excessivamente introvertido, sem querer conversar com nínguem, achando todo mundo é desagradavel, dor de cabeça vez ou outra, sentido crítico em tudo,muito riso, ou muita tristeza, achar-se superior ou inferior aos outros, batimentos cardiacos anormais, falta de apetite, aparecimento frequente de pequenas lesões.
Alguns corredores, devido as quantidades de quilometros feitas e querendo fazer mais, mais e mais, substimam as orientações do treinador, do técnico do personal, querem vencer etapas correndo fora do foi programado, acham que estão evoluindo quando na verdade o processo é inverso, são as caracteristicas de overtraining ou mesmo overreaching.
A medicina esportiva muito prudentemente diz que os sinais de overtrainig são o resultado de esforços continuos, as vezes não muito cansativos mas que ultrapassam a capacidade de recuperação do atleta.
Como técnico de atletismo de inúmeros fundistas, digo sempre que o melhor treino para o corredor é o repouso, repouso este que cria condições de uma excelente recuperação.
boas corridas para todos.
" In medium virtus - a virtude está no meio " máxima de Aristoteles. filósofo grego 384 AC
Carlão - técnico de atletismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.