sexta-feira, 6 de abril de 2012

Correr descalço

Temos visto em competições de longas distancias nas últimas décadas, alguns atletas correndo descalços, talvez achando que a Zola Buld o Abebe Bikila fizeram excelentes resultados por assim correrem.
O fundamental no desempenho de um corredor é a segurança e o conforto que ele deve proporcionar ao seu corpo e a necessidade de uma melhor performance.
Correr descalço já significou marketing pessoal para alguns atletas e treinadores, entretanto o avanço técnológico nas competições e treinamentos fazem com que a saúde seja vista logicamente com bastante prioridade.
A maioria dos corredores não compete ou treina sem tenis ou sapatilhas, mas as vezes a qualidade do calçado que usam é de tanta inferioridade que seria o mesmo que correr descalços.
Usar um calçado adequado para correr é tão importante para o atleta como as botas são para os alpinistas ou as sapatilhas para uma dançarino classico.
Temos um grande falta de orientação técnica e de educação esportiva, associada ao poder de compra.
Nós técnicos sempre sugerimos aos atletas que usem bons calçados, entretanto o atleta quando vai comprar um tenis para corrida vê que o preço  é um verdadeiro absurdo, impossivel de comprar.
As empresas que atuam no mercado de tenis, tem uma grande preocupação com a qualidade técnica daquilo que produzem, com a segurança de quem corre, tanto para um corredor de alta performance como para um iniciante.
Usar um tenis adequado é o mesmo que um cirurgião usar luvas no sua atividade,  o uso de um tenis de boa qualidade  promove o bem estar físico e emocional do corredor.
Não existe nenhum beneficio em correr descalço em uma prova pedestre, o único beneficio é do médico que certamente terá mais pacientes lesionados.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo.
" Essencialmente equilibrio, nem máximo nem mínimo" Orides Fontela 1940/1998 poeta paulista
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.