domingo, 22 de abril de 2012

Os dias que antecedem uma Maratona

Os dias que antecedem  uma Maratona, são dias em que a cada momento dúvidas vem a tona, preocupações sobre o tenis a ser usado, com a alimentação, horários de repouso e mil detalhes singulares de atleta para atleta.
Todos estes detalhes  podem passar despercebidos para nós, porèm para o artista principal a entrar em cena, o atleta, são fundamentais, afinal é ele que se ativará no evento, sua condição seu esforço sua forma de pensar, suas preocupações são exclusivas dele, sòmente dele.
A preparação, o treinamento foi adequado, o treinamento não foi bom, será que a quilometragem foi correta, corri demais corri de menos, vou sentir, não vou sentir, mil interrogações, surgem e vem a tona.
Enfim a semana precedente da competição altera a vida e as condições psicológicas do corredor,  sempre bato na mesma tecla, cada individuo é uma singularidade e seu universo deve ser respeitado e tratado com muita seriedade, deve-se observar suas condições principalmente as emocionais, afinal a semana  da prova para nós pode ser mais uma semana, mas para ele é " a semana mais importante ".
Como técnico de atletismo, vou colocar " a colher nesta panela de interrogações relativas ao treinamento", afinal ele é o fulcro de tudo, o resto vem por consequência.
Para um corredor de resultados de alto rendimento sugiro que uma semana antes da prova,  faça uma corrida em ritmo intenso entre 16 e 21 km, conheço ínumeros corredores europeus que fazem uma  meia Maratona uma semana antes da Maratona, para corredores que ainda não atingiram o estágio  mais forte é recomendável que no sétimo dia que antecede a Maratona, ele faça entre 10 e 12 km  mais fortes, uma competição de rua seria seria ótimo e depois apenas correr longo e lento até faltar 3 dias para o evento, neste terceiro dia antecedente da Maratona, uma corrida de 4 a 5 km alternando o ritmo com frequência mais rápida de 100 a 200 metros uma especie de Fartleck, apenas para ativar seu arcabouço muscular e sua atividade cerebral ser "acordada", motivada.
O corredor, o técnico não devem confundir treinamento forte com treinamento excessivamente forte.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo
" A civilização é a criação de estimulos em excesso constantemente progressivos sobre a nossa capacidade de reação a eles. A civilização é, pois, a tendência da morte pelo desequilibrio" Fernando Pessoa, poeta e ensaista português 1888/1935.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.