O treinamento como qualquer atividade física exige a solicitação de algum tipo de esforço físico com reflexos emocionais que às vezes desconhecemos, o responsável pelo treinamento, deve saber equilibrar o esforço a ser feito pelo atleta e nesta circunstância passa a ser responsável por tudo o que possa acontecer, positiva ou negativamente com o atleta sob sua responsabilidade.
Fisiológicamente e como segurança, os esforços físicos demasiadamente extenuantes devem ser feitos com uma rigorosa observância dos intervalos propostos para uma recuperação adequada e assim a condição física e psicológica do atleta pode ser afetada.
Atletas exigidos em demasia podem apresentar sinais, caracteristicas de desmotivação, agressividade, sudorese fria, câibras, aspectos higienicos errados, lesões constantes.
Quando o treinamento é feito com equilibrio nas pausas, respeitando o tempo de recuperação e descanso, certamente a atividade de treinamento no dia seguinte, terá melhor aproveitamento.
Insisto no aspecto que cada atleta tem que ser observado individualmente mesmo quando o grupo de atletas for muito grande.
Sem querer sair do aspeco ético, o cuidado no treinamento deve ser observado criteriosamente, muitos responsáveis pela execução de um treino, no afã de fazer o melhor, observam e copiam treinos de outros atletas ou técnicos, os níveis podem ser diferentes, pois o que é bom para um individuo pode não ser adequado para outro.
O responsável pelo esforço no treinamento deve ter padrões definidos, todos devem ter uma percepção fina para identificar sinais que são um alerta para possiveis problemas, o acompanhamento de uma medico esportivo de um psicólogo é indicado e positivo.
A capacidade do treinador em não repetir treinos duros evidência seu cuidado com a sáude de quem ele é responsável.
Particularmente sou amplamente favorável a treinos duros seguindo uma linha espartana, para atletas de alto rendimento, entretanto sempre com um "follow-up" da área de saúde. Uma anamenese com um atleta que vai começar um treinamento é bastante interessante.
O técnico de atletismo, é tão responsável ao programar ou determinar uma atividade, da mesma forma que um médico ao prescrever um medicamento, a composição deste medicamente ( esforço ) e sua dose devem ser exatas e criteriosas.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo
" A vida habitual faz a alma, e a alma faz a fisionomia" Honoré de Balzac 1799/1850 escritor francês
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.