Nossas grandes articulações tem como principal objetivo dar mobilidade e estabilidade, assim a movimentação se altera de articulação para articulação.
A primeira articulação em ordem de importancia é o tornozelo, ele tem como função principal a mobilidade.
Muitos corredores não possuem mobilidade adequada nos tornozelos, quando o corredor trás os dedos do pé para cima na direção da canela, sente certa dificuldade e alguma dor.
Os tornozelos sem mobilidade recebem menos força de impacto no solo, e esta força deficiente é transferida com mais intensidade para os joelhos, proporcionando possibilidade maior de lesões.
Por passarmos grande parte do dia sentados, nossos quadriceps e músculos posteriores da coxa ficam sujeitos a desequilibrios.
Quando o corredor está sentado este grupo de musculos fica flexionado e os quadriceps estão estendidos. nesta condição os músculos posteriores da coxa ficam firmes e os quadriceps mais fracos, fazendo com que ocorram dores nos joelhos.
O musculo glúteo externo médio, é um ponto da movimentação dos quadris e assim pode enfraquecer devido a repetição dos movimentos diários em uma corrida de longa distancia.
O corredor tendo algum desequilibrio faz com que o músculo seja incapaz de dar equilibrio aos quadris e a pelvis na corrida.
Os adutores do quadril, na parte externa das coxas são um problema para todos os corredores.
Estabilizadores de quadris considerados fracos são indicadores para possiveis lesões consideradas comuns nos corredores de fundo, a sindrome da faixa iliotibial e a dor patelo fenural.
Alguns exercicios são recomendados para dar maior fortalecimento e mobilidade, como articulação do tornozelo em extensão fazendo repetições/tornozelo elevado a frente, braços estendidos paralelos ao corpo com o tronco em postura erecta sobre um plano elevado ( ex: uma gaveta do plinto )/
contração em decubito dorsal com flexão do quadril. fazer 5 a 6 repetições de cada exercicio.
boas corridas para todos.
Carlão - tecnico de atletismo.
" Pode haver dúvidas sobre quais seriam as pessoas mais indicadas para educar crianças. Mas não há duvida que os pais são as piores " George Bernard Shaw 1856/1950 escritor irlandês
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.