Em reunião informal com alguns colegas do atletismo neste último fim de semana em Belo Horizonte, conversamos muito sobre corredores,corredoras, treinamento, fadiga, e muitos outros temas especificos do nosso esporte principal o atletismo.
Um dos temas que discutimos muito foi sobre o malfadado muro temido por todos os maratonistas, embora neste eu blog eu ja tenha explanado sobre o assunto, volto a carga.
Um grande número de corredores maratonistas tem receio e muita preocupação com o discutido "wall", normalmente segundo a maioria dos corredores e até de alguns treinadores, ele aparece na altura do km 32, às vezes já por volta do km 28,29, 30.
Esta ideia acaba se transformando em um problema psicológico, emocional afetando inclusive o desempenho dos corredores.
O muro é um "mito", na verdade ele passa a existir quando grande número de maratonistas, se apresenta mal preparados, mal treinados física e psicológicamente, e nesta situação de treinamento o equilibrio emocional desaparece totalmente.
O muro pode aparecer para qualquer corredor em qualquer altura da corrida dos 100 metros da maratona aos 32, 33, 35 km ele só se apresenta quando o corredor não tem condições emocionais, na falta de preparação com já evidenciei.
Portanto o reflexo da condição do corredor é o verdadeiro muro,todo técnico, todo treinador, todo personal sòmente deve colocar seu atleta em uma maratona se ele estiver preparado para ela , com uma base de rodagem bem grande.
A alimentação inadequada, o controle da ansiedade, a falta de repouso são os materiais que constroem o muro.
Meus atletas que correram para 2h10, 2h15, 2h39, 4h10, e até tempos mais fracos nunca sentiram muro nenhum.
Treine, bem, seja disciplinado, pense, e voce terá a estrada sem obstáculo algum
boas corridas para todos.
Carlos Ventura - técnico de atletismo
" Covarde, realmente covarde, é apenas quem teme as próprias lembranças" Elias Canetti 1905/1994 ensaista e escritor bulgaro 1905/1994
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.