terça-feira, 3 de abril de 2012

Tive uma queda correndo

Muitos corredores, iniciantes a até alguns experientes tem por habito correr em terrenos planos ou quase planos, como por  exemplo  no Parque do Ibirapuera em São Paulo, ou Parque Villas Boas perto do CEASA, tambem em São Paulo, um número muito reduzido de corredores procura correr em terrenos montanhosos, ou estradas com bastante aclives e declives.
A frequência no Bosque do Morumbi é bastante baixa, lá o terreno é acidentado e o esforço da corrida acaba sendo um pouco mais elevado, embora o Bosque repleto de arvores sugira muita paz e vontade de correr.
Tenho visto alguns corredores já com alguma idade reclamarem das raizes das arvores que fazem com que eles tropecem e muitas vezes acabem sofrendo quedas, joelhos "ralados", até fraturas, contusões nos ombros e por ai afora.
O motivo da maioria destas quedas pode ser atribuido ao fato de que principalmente pessoas já na faixa dos 28 anos para cima ( inicio  do envelhecimento ), não façam exercicios para os menbros inferiores (pernas) e a deficiente elevação dos joelhos ( falta força ) faz com que os pés passem rente ao chão, dai, pedras, buracos, raizes oferecem risco de quedas.
A sugestão que dou é que todas as pessoas que correm longas distancias, volta e meia procurem correr em ladeiras, enfrentar algumas subidas, estradas montanhosas, isto faz com que o peso do próprio corpo sirva com substituto dos aparelhos de musculação de uma academia os exercicios educativos de corrida como o Skipping baixo e alto podem também ajudar no processo de uma melhora da força nas pernas.
Treinar saltos sextuplos, triplos, tambem ajudam.
Sempre uso esta forma de treinamento com corredores que buscam bons resultados
Correr permanentemente no plano é mais agradável, menos cansativo entretanto o condicionamento físico deixa a desejar, fica faltando a força para os menbros inferiores, correr em terreno montanhoso substitui com vantagem o exercicio em academia como no leg press por exemplo.
Observo sem senso critico que correr em locais como o Ibirapuera, coloca o corredor em contato com um número muito grande de pessoas, o contato social é muito agradável entretanto a preparação é duvidosa.
Quem corre para valer procura um pouco de dificuldade para sua melhora.
boas corridas para todos
*Carlão -técnico de atletismo
"Ansiamos por coisas sobre as quais não temos nenhum controle e não nos satisfazemos com as que estão ao nosso alcance" Epicteto escravo romano filósofo 55DC/135DC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.