Todos os corredores de fundo, tem a mesma preocupação, como também seus treinadores, correr sem desgaste, é uma coisa impossivel, entretanto alguns corredores tem menos desgaste físico que outros.
Alguns fatores biomecanicos são importantes para que o corredor tenha uma eficiência melhor na corrida e com um mínimo de desgaste.
Corredores com pés menores en média correm mais economicamente.
Normalmente o atleta ectomorfo ( mais magro ) tem a pelvis mais estreita e pode ter uma vantagem, via de regra os atletas ectomorfos são mais susceptiveis ao cansaço, não quero dizer que eles sejam mais fracos,
A maior parte do peso do corredor normalmente deve ser transferida durante a corrida para a região dos quadris.
Corredores com menor incidencia de tecido adiposo ( gordura ) levam vantagem, é uma economia de oxigênio
A altura do corredor é um fator preponderante no desempenho da corrida, nos homens a altura mais baixa é vantajosa ao passo que nas mulheres a altura maior lhes dá vantagens em provas de meio fundo, lógico existem excessões, treinei mulheres altas com bom desempenho em maratonas e mulheres mais baixas com excelentes resultados desde as barreiras dos 400 aos 1500m rasos.
Existem ainda alguns conceitos sobre corredores de fundo, a maioria dos corredores africanos possue as panturrilhas ( batata da perna ) menos volumosas em relação aos corredores de outras partes do mundo, isto pode ser entendido como um dos fatores da corrida que provoca menos desgaste.
Corredores que usam tenis ( calçados ) adequados melhoram seus desempenhos, o calçado bem acolchoado, macio e na medida certa é outro fator na economia na corrida.
O ritmo empregado pelo fundista quando é sequente, sem alterações é realmente muito positivo, desde que seus movimentos de braço sejam equilibrados não bruscos, os movimentos dos ombros devem ser mínimos.
Para uma boa performance o corredor de fundo não deve usar passadas largas, elas acabam por desgastar o atleta, e tira-lo do ritmo, treinar o ritmo da passada é fundamental e deve ser feito progressivamente. Os educativos de corrida são excelentes diretrizes para uma maior economia na corrida, poucos fundistas nos seus treinos fazem educativos de corrida e alongamentos adequados.
Diminuir os movimentos de braços em uma maratona melhora a economia da corrida, lógico os movimentos de braço são fundamentais porèm não devem ser exagerados, os braços tem um papel importante para manter a estabilidade, entretanto sem movimentos excessivos.
As cartacteristicas de corrida de cada corredor são exclusivas e não deve ser imitadas, os movimentos, a mecanica de corrida de cada um é a sua marca registrada, devemos lembrar do Emil Zatopeck, do Zé João, da Rosa Mota, do Carlos Lopes, do Victor Mora, cada um deles com a sua carateristica própria.
Durante os movimentos da corrida os joelhos devem ser sempre bem fletidos, para isto os musculos posteriores da coxa devem ser sempre bem trabalhados nos educativos de corrida, no caso o exercicio denominado " anfersen " é sugerido.
A boa corrida é feita quando é de forma descontraida, natural, mãos semi abertas, bochechas soltas, procurando correr com satisfação.
boas corridas para todos.
Carlão - tecnico de atletismo.
" O espaço mescla-se com o tempo assim como o corpo se mescla com a alma "Alfonse de Lamartine
1790/1869 poeta e politico frances
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.