domingo, 1 de janeiro de 2012

87º São Silvestre

A 87º São Silvestre aconteceu ontem, e como sempre foi uma prova interessantissima.Assim que foi dada a largada a chuva começou a cair, estavamos transmitimos a prova pela Jovem Pan, Wanderley Nogueira. José João, conosco como ilustre convidado o superintendente de A Gazeta Esportiva o amigo Julio Deodoro.
A dificuldade em ver os atletas foi muito grande, uma cortina de água impedia a boa visibilidade.
Um grupo muito grande de africanos logo se destacou com Korir tentando ir para frante, já na Av. Pacaembu nosso principal corredor Marilson estava posicionado em 8° lugar com o alagoano Damião no seu encalço. A medida que a prova se desenrolava Marilson ia ficando distante do grupo que liderava a prova, na altura da Barra Funda a distância que separava ele e Damião do grupo dianteiro  ficava pela casa dos 200 metros. Dai para frente debaixo de uma chuva excessivamente forte Tariku Bekele começou a dar um show de ritmo, força, até velocidade distanciando-se de todos.
Na subida da Brigadeiro tive a impressão de que ele estava demonstrando certo cansaço, ledo engano ele reiniciou seu ritmo alucinante cruzando a Paulista abrindo um largo espaço para seus adversários.
Ganhou com méritos, este corredor etíope de 24 anos especialista em 1500 e 3000m, campeão mundial de juniors em 2006, obtendo ontem o tempo de 43'35" uma excepcional performance dentro das circunstâncias, treinado pelo Frederico Rosa, médico filho do Dr. Rosa ex técnico do Paul Tergat em Brescia
Damião declarou que o diluvio o prejudicou, porém prejudicou todo mundo, a mesma declaração como de um jogador de futebol dizendo que o campo era ruim, o campo é ruim para todos os jogadores.
Alguns jornalistas disseram que o Marilson não foi humilde em suas declarações, digo o contrário pois o Marilson com bastante " Fair Play " disse que correu muito bem porém os africanos correram melhor, Damião também  reconheceu a supremacia africana e prometeu uma prova melhor para o ano que vem.
Entre as atletas brasileiras a melhor perfomance foi da Cruz Nonata com 51'59" aliás meu grande amigo o fotografo Tião, já havia previsto uma boa corrida para a brasileira.
Achei o percurso bastante rápido e acredito que deva ser mantido para o ano próximo. Ouvi em determinados momentos que a São Silvestre no ano que vem talvez seja feita no período da manhã, uma boa ideia, creio.
Numa das entrevistas acontecidas durante a semana que antecedeu a prova foi perguntado a alguns corredores africanos porque eles eram sempre os melhores, eles responderam com bastante sinceridade: somos melhores porque treinamos mais forte, isto infelizmente é uma realidade.
Parabéns a todos os brasileiros e brasileiras que competiram na São Silvestre, e que nos preparemos melhor para no próximo fim de ano fazer uma melhor apresentação.
No atletismo não existe " zebra " existe o melhor preparado fisica e emocionalmente.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo
" A gente faz planos para ter o prazer de não cumpri-los"
Amoroso Lima (Tristão de Athaide) 1893/1983 escritor carioca

Um comentário:

  1. ProfessoR Carlos, concordo que as condições foram ruins para todos os participantes, deve ter sido mais prejudicial para os que não estavam preparados o suficiente para todas as dificuldades apresentadas.

    laura de Freitas

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.