segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Iludindo um corredor

Em provas de rua, no mundo todo existem milhares e milhares de atletas, homens,mulheres, jovens idosos participando de corridas e cada um deles com seus objetivos definidos e com muitos sonhos.
Uns correndo para entrar em forma, outros correndo devido a briga com a balança, outros apenas por correr e preencher o tempo com uma atividade lúdica, outros para ter sua auto estima elevada, alguns com minha acerba critica, fantasiados para aparecerem na midia " ridículo ".  Mas..... existem aqueles que correm para alcançar para obter perfomances atingirem a ponta, baterem recordes, serem os melhores, querem ser campeões, e sem dúvida nenhuma este tipo citado é o que mais procuramos, e que devem ser analisados, observados, na verdade a maioria dos corredores de rua correm para serem os melhores, treinam com afinco, entregam-se " full-time " com o propósito de serem os bons corredores..
No atletismo de forma geral nas provas de velocidade, resistência velocidade, no fundo no meio fundo, nos arrêmessos nos lançamentos existe uma fronteira que em nome do bom senso poderiamos chama-la de potencial atletico.
Esta fronteira que denomino como potencial atlético é uma caracteristica particular de cada individuo, nuitas vezes em uma prova com a participação de milhares de corredores, o vencedor pode não ter potencial atletico, ele pode ter vencido os seus milhares de concorrentes e estes tambem podem não ter o potencial atletico que estou citando.
Na década de 70 a nossa fantástica São Silvestre tinha seletivas para quem desejasse correr no dia 31/12 eram  seletivas com cerca de 5000 a 6000 atletas na mesma distancia da São Silvestre e o vencedor representava o Brasil na desejada prova internacional, era um critério feito pela Gazeta Esportiva e muito válido.
Tive a felicidade de ter um corredor o José João da Silva que venceu duas destas seletivas e  comprovou seu potencial atlético, representando o Brasil e subindo 5 vezes no almejado "podium" nos anos subsequentes e realmente ele mostrou um grande potencial atlético pelos resultados (tempos) obtidos, pelo confronto na São Silvestre om atletas olímpicos vencedo-os de forma indubitavel sempre repetindo a façanha.
Todo treinador deve ter como forma de trabalho a honestidde de informar seus atletas da possibilidade de cada um, dizendo a eles de suas reais condições. Vejo treinadores, personais, curiosos, dando orientações para "fusquinhas" sem siquer saber como treinar um " formula 1 " e na maior simplicidade dizendo " vamos que voce chega lá " uma verdadeira brincadeira com um corredor que por falta de conhecimentos técnicos acredita, uma verdadeira maldade de um individuo, aparentemente com crédito técnico, eles talvez saibam que estão sendo utópicos, não estão sendo verdadeiros, mas psicológicamente querem se fazer acreditar, ou não perder uma fonte de renda.
Todo treinador, todo personal, deve ter a dignidade a honestidade de dizer ao seu pupilo, ao seu atleta as reais condições e não iludi-lo, isto cria uma ansiedade que certamente acabará se tornando um grande frustração,para um ser humano com sonhos e vontade de realizações.

boas corridas para todos
Carlão técnico de atletismo.
 " A realidade é uma isca lançada a um desconhecido em cujo caminho não podemos ir muito longe"
Marcel Proust 1871/1922 - escritor francês.

Um comentário:

  1. O problema disso tudo que hj existem milhares de assessorias com muitos técnicos que se dizem técnicos iludindo várias pessoas, hj em dia é fácil de ser técnico, vou citar um exemplo quando era criança para uma pessoa fazer uma faculdade era dificil pacas, e hj em dia qualquer um pode fazer uma faculdade por isso hj é fácil criar uma equipe com vários alunos ou seja tem muitos técnicos por aí ganhando dinheiro em cima de corredores e iludindo os mesmo. Carlão não estou falando de vc, mais que já vi muitos que se dizem técnicos tirando onda ahhh isso tem...Parabéns por compartilhar conosco esse tema.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.