A hipertensão arterial é um dos maiores problemas de sáude que afeta o nosso país. Com cerca de 40% das mortes por acidente encefálico e quase 30% por doenças coronarianas ( Diretrizes 2002 ).
A hipertensão pode ser classficada em primária e secundária, a hipertensão arterial primária tem sua origem desconhecida., a hipertensão secundária e derivada de alguma doença, por exemplo estenose da arteria renal, cerca de 5% a 10% de individuos com hipertensão arterial são afetados por esta hipertensão secundária.
Na hipertensão arterial existem os fatores modificáveis e os não modificáveis, no caso dos fatores modificáveis existe a possibilidade de fatores de intervenção, como na obesidade, onde pode-se fazer um controle através da nutrição, no hábito de fumar (tabagismo) na ingestão de bebidas alcoolicas.
No caso de fatores não modificáveis, eles são oriundos de situações de geração e vida do ser humano, como sexo, idade, etnia, herança genética ( Lipp & Rocha, 1966 ).
A obesidade é um fator modificável ela é definida como um porcentagem de gordura corporal que aumenta o risco de doença e uma das doenças devida a obesidade é a hipertensão arterial. segundo estudos ( Farmingham ) o excesso de peso aumenta em 8 vezes a incidência da hipertensão arterial.
O tabagismo é o fator de risco modificável mais importante para a morte, o tabagismo é responsável para 1 em cada 6 óbitos, individuos hipertensos tem um nível mais elevado de risco com o hábito de fumar, pois os batimentos cardiacos se elevam no ato da inspiração ( do tragar ).
O sal em seu consumo predispõe ao aumento da pressão arterial pois retemos liquidos e dilatam os vasos sanguineos.
O alcool é outro fator de risco, alem de ser uma das causas de resistência aos efeitos de drogas anti -hipertensivas.
O estresse emocional pode levar de forma aguda a pressão arterial em condições estressantes, como pobreza, insatisfação social, baixo nível educacional, desemprego,
O sedentarismo é uma forma negativa direta sobre outros fatores de risco, como a obesidade, a importãncia da prática de atividades físicas adequadas promove um grande prevenção e torna-se um fator componente para uma vida saúdavel.
Nos fatores de risco não modificáveis a idade é um fator de maior representatividade, pois a nossa pressão sistólica aumenta progressivamente com o passar dos anos, ela não é modficavel mas pode ser retardada por exerciciso físicos em " steady state " que levam a uma hipertrofia cardiaca.
No sexo as mulheres são acometidas de doenças cardiovasculares 5 a 10 anos mais tarde que os homens ( Lima & Nussbacher, 1966 ) devido a proteção das taxas de estrógeno ( Aldrighi, 1966 ) entretanto na menopausa elas apresentam uma possibilidade maior de desenvolverem hipertensão arterial similar aos homens.
Na hereditariedade acontece um fator de risco muito baixo para o desenvolvimento da hipertensão arterial.
Como professor de Educação Física e especialista em atletismo, recomendo a todas as pessoas, atletas ou não, uma qualidade de sáude susentada pela prática de exercicios físicos como a caminhada, a corrida, a natação, o uso da bicicleta, muita atividade cerebral.
Ontem mesmo pesquisadores da Inglaterra constataram que nossa capacidade cerebral começa a declinar a partir dos 45 anos de vida,desta forma o treino mental através da leitura da visualização da concentração em atividades que nos propiciem bons conhecimentos e prazer com atividades paralelas nos leva a uma vida mais proazeirosa, e certamente os problemas de hipertensão arterial não surgirão.
Boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo
" Lembrar que estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar nas grandes escolhas da vida " Steve Jobs - 1955/2011 fundador da Apple Inc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.