A glicose e o glicogênio, são fontes energéticas necessarias para um bom desenvolvimento na Maratona e corridas com mais de 60 minutos de duração.
É necessário a ingestão destes carboidratos para manter as reservas de glicogênio no corpo. A depleção destes combustiveis impossibilita aos músculos de atingir seus requerimentos de energia e sustentar a contração para o desempenho na corrida.
As proteinas e gorduras ajudam o desempenho energético na atividade muscular, entretanto estes combustiveis sozinhos não aguentam as solicitações do exercicio extenuante. O glicogênio muscular sózinho não consegue fornecer todo o carboidrato para uma Maratona ou outra corrida longa.
A glicose ajuda em parte a energia durante a corrida longa, isto acontece porque o glicogênio do figado é liberado na corrente sanguinea e distribuido nos musculos.
Nosso corpo produz grande quantidade de ácido lático levando o atleta a fadiga e a hipoglicemia.
O corredor não deve fazer uma refeição com alto índice glicêmico próximo a competição ou a uma corrida muito longa. Uma refeição pouco tempo antes da corrida ou do treino elevará a taxa de açucar no sangue, e consequentemente haverá uma elevação de açucar no sangue, alterando seu metabolismo.(MCCARDLE, 1998).
Refeições com alto indice glicêmico devem ser consumidas após um peródo de treinamento intenso para acelerar o reabastecimento das reservas de glicogênio, o que ajudará na recuperação rápida do corredor.
É sugerido a ingestão de 50 a 75 gramas de carboidratos com um indice glicêmico alto ou moderado a cada duas horas.
Os carboidratos tanto na forma liquida como na forma sólida quando consumidos durante o exercicio são benéficos para o desempenho da corrida em regime aeróbio de longa duração, contribuindo para para conservar o conteudo de glicogênio dos músculos para que o exercicio progrida e o glicogênio muscular torne-se depletado, ( MCARDLE, 1998 ).
"O obséquio faz amigos; a verdade, inimigos" Terêncio 195-159 A.C.- dramaturgo latino
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.