segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Tudo mudou

Equipe de Atletismo - Aramaçan - S.Andre 1958
Quando iniciei no atletismo tinha apenas 15 anos de idade, na época estudando no ginásio, gostava muito de jogar futebol e vólei nos torneios e amistosos colegiais que aconteciam em Santo André. Jogava medianamente, mas minha vontade era treinar atletismo e desta forma acabei por me tornar um corredor nas provas de 110 m sobre barreiras, 400 m sobre barreiras e competia tambem nos revezamentos . Para ser militante do clube que passei a defender (Clube Atlético Aramaçan de Santo André) era necessário fazer determinada , marca em alguma  prova  do atletismo para ganhar a tão desejada carteirinha de militante do clube. Fiz vários testes e consegui uma marca nos 1000 m, o índice era 2m50seg e marquei 2m47seg, foi uma grande vitória para um garoto de 15 anos de idade, e assim me enchi de motivação e uma auto estima considerável.
Estudava de manhã e a tarde ia para os treinamentos no Clube, eu morava na Vila Assunpção depois no Bairro Jardim e o clube ficava na Vila Luzita muito longe,  eu ia a pé, uma responsabilidade e inicio de disciplina na vida, foi uma época memorável da minha vida.
No começo fui orientado por pessoas leigas em Educação Física, mas dedicadas e com boa vontade em orientar jovens como eu. Realmente naquele tempo as coisas eram diferentes.  Algum tempo depois passei a treinar com o Prof. Paulo da Costa Rezende ( falecido ) Professor de Educação Física que me orientou adequadamente e me induziu a correr as barreiras, acabei sendo seu auxiliar diletante.
O atletismo naquela época em São Paulo tinha duas divisões, sendo que os clubes da Capital eram da 1ª divisão e os clubes do interior como o meu clube pertenciam a 2ª divisão, competiamos rotineiramente no Clube de Regatas Tiête, Floresta hoje Esperia e em muitas cidades do Interior, fui campeão paulista nos 110 e 400 s/b aos 19 anos
A pista do Clube Atlético Aramaçan era de terra e carvão como todas as outras no Brasil e tinha apenas 300m. ao lado de um maravilhoso lago onde podiamos remar.
Acabei fazendo algumas corridas de rua, lembro claramente que em uma eliminatória da São Silvestre em Santo André correram apenas 8 atletas, que diferença de hoje! O Sindicato dos Metalurgicos de Santo André organizou certa feita uma prova do Trabalhador e em um ensolarado dia 1º de maio participei juntamente com cerca de 20 corredores um "mundão de gente".
Hoje as coisas estão totalmente mudadas, uma prova com tão pouco número de corredores nem é feita, o mundo evoluiu, a tecnologia ajuda, a educação física é uma necessidade de qualidade de sáude, os patrocinadores viram quanto é importante este nicho de mercado e as possibilidades de vantagens financeiras. Nossos jovens tem melhores condições para o sucesso, só falta a motivação e vontade.
Meu primeiro sapato de pregos foi um presente de um Diretor da Rhodia, Dr. Hugo de Macedo que viajando para Paris me trouxe aquele surpreendente "cadeaux", era uma sapatilha polonesa, uma jóia na época.
Muito tempo depois já universitário visitei o Dr. Macedo que aposentado vivia em Paris e agradeci aquela útil lembrança que ele deu para um garoto há  tantos anos e que talvez tenha lhe dado um norte no esporte, foi a última e saudosa vêz que ví aquele Mecenas de tão agradável lembrança.
Meu pai grande incentivador e motivador conseguiu uma assinatura de uma revista especializada de atletismo chamada "Miroir d´athletisme" que vinha da França todos os meses e desta forma fui obrigado a melhorar meu francês para poder ficar à par do que acontecia na área.
Tudo mudou e hoje sinto-me muito feliz em poder dar treinos, escrever, dar aulas sobre atletismo, ética administração, praticas pedagógicas e acredito indubitavelmente que na vida o que vale são os primeiros degráus  pois quanto mais difíceis mais agradáveis serão os resultados e a felicidade futura para um jovem..
Boas corridas para todos.
" Sempre existirão flores para aqueles que quiserem ve-las " Henri Matisse1869/1954 pintor francês
Carlão - técnico de atletismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.