Um aspecto importante no treinamento em atletismo é a periodização, ela deve ser criteriosa, os treinamentos devem ser cuidadosamente planejados, na periodização e todos os seus aspectos são importantes mas ela (a periodização) tem como fulcro importantissmo o repouso a recuperação do corredor adequada.
Através da periodização o treinador prioriza o desempenho do corredor no período do planejamento feito.
Normalmente fazemos um planejamento anual e sua justa divisão de trabalho, objetivando a melhor perfomance, levando em consideração a importancia do evento mais importante a ser disputado no ano.
Como treinador meu trabalho em periodização para maratonistas sempre foi evidenciado com dois picos de performances anuais, sendo o primeiro pico até a metade do ano onde o corredor fica progamado para atingir cerca de 50 a 60% de sua melhor condição e o segundo pico já nos meses de outubro/ novembro onde o corredor deverá atingir 85% a 95% de sua melhor condição, o resto é lucro.
Desta forma consegui bons resultados em Maratonas como Madri, New York, Rio, São Paulo, Buenos Aires, Milão, Roma, Paris e por ai afora.
Hoje leio materia onde alguns organizadores de Maratonas estão incentivando os corredores a fazerem o maior número de maratonas possiveis em um circuito de maratonas sendo que o corredor é motivado a fazer até o número de 6 maratonas por ano, um descalabro fisiológico, uma falta de respeito ao organismo do corredor, um absurdo.
Esquecem os pretensos organizadores que corrida mal programada envelhece o individuo, prejudica seus músculos e atividade física de forma geral altera seu metabolismo, prejudica sua auto estima.
A ganância, o marketig ficam em primeiro lugar, a saude do corredor, esta não é importante e os incautos entram neste desáfio insano, pois podem sair em uma foto, ter um comentário na midia.
Como estamos em um Pais onde a cultura e a educação são valores de segunda ou terceira categoria, vamos a festa, só falta o circo e ele esta aí, o que vale para o nosso povo segundo alguns dirigentes é massificar de forma indiscriminada, sáude é bobagem.
Cabe aos treinadores, aos técnicos aos nossos capacitados personais e são muitos orientar seus alunos para que saibam dividir o esforço físico de forma inteligente.
Correr é uma arte para bom desempenho e sáude e não um palco para , mostrar sua falta de orientação.
Boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo.
"O que destroi a criatividade é o senso do ridiculo" Confúcio 551/479 AC - filósofo chinês
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.