quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Alguns comentários sobre obesidade

O Brasil dentro em pouco estará alcançando os Estados Unidos em termos de obesidade, o povo americano é muito mal cuidado, talvez um problema de educação,  o número de individuos obesos é muito grande, enfim é uma nação olimpica com fatores de subdesenvolvimento nutricional e educacional do seu povo.
Vendo e ouvindo um nutricionista francês comentar sobre este desastre que é a obesidade para o povo norte americano, concordei plenamente com ele, as pessoas nos Estados Unidos, em geral não sentam a mesa para as refeições, comem na rua, em balcões de "fast food" tomam refrigerantes em excesso, não fazem atividades físicas, diversamente do povo francês que normalmente senta à mesa e que apresenta de forma geral uma linha corporal mais adequada, similar aos italianos do norte da Italia
O problema não é sòmente a ingestão de alimentos inadequados, mas sobretudo a forma de ingeri-los, a ânsia, a pressa, a forma rápida de alimentar-se leva a obesidade.
A obesidade segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS - é a consequencia de um desequilibrio energético, tendo como base a ingestão excessiva de calorias e a manutenção desta atividade, a falta  regular de exercicios físicos, parar para pensar, refletir, ler, ouvir..
O fato de que os individuos  alimentam-se fora de sua casa, o não consumo de cereais, legumes, folhas, raizes, o aumento do consumo de lipidios. Aqui no Brasil estamos indo para o mesmo caminho.
A obesidade é devida a três fatores : Genéticos, Culturais e Ambientais. Bouchard ( 1991 ) que classificou a obesidade em quatro tipos : Excesso de massa gorda - Excesso  de gordura no abdomen e no tronco -Excesso de gordura nas visceras abdominais - Excesso de gordura na região glúteo-femural.
As causas principais de chegarmos ao sobrepeso são : balanço energético inadequado -Causas endócrinas - hipotiroidismo-hipogonadismo-lesões-baixa taxa de metabolismo basal  e efeitos térmicos dos alimentos - hipoatividade.
O metabolismo é a somatória das alterações físicas e químicas que ocorrem no nosso organismo.
A atividade física é :  segundo Rowland , 1997 - o movimento corporal produzido pelos músculos proporcionando gasto energético, segundo Caspersen, 1985 - o movimento corporal produzido pelos músculos que resultem em dispendio de energia, segundo Barbanti, 1994- a sequência de movimentos repetidos sistemáticamente com objetivo de elevar o movimento.
Como treinador e professor de Educação Física. dugiro  que todo o individuo para evitar a obesidade deve procurar caminhar, correr ou trotar, pelo menos 3 a 4 vezes por semana entre 30 e 40 minutos. Os beneficios serão imediatamente sentidos.
Boas atividade para todos.
" No mundo só há de interessante, verdadeiramente, o homem e a vida "
Eça de Queiroz - 1845/1900 - escritor português

Um comentário:

  1. Já ouviram falar no filme O Peso da Nação ?
    Este documentário da HBO é uma denúncia forte sobre como a indústria dos alimentos iniciou a epidemia de obesidade entre as classes mais pobres nos Estados Unidos e que depois se espalhou por outras classes sociais. Mostra como ela baixa propositalmente os preços dos alimentos mais calóricos (e prejudiciais) nos supermercados das regiões menos favorecidas (fast-food). O link está aqui no meu blog http://emagrecercomsaudeefacil.blogspot.com.br/2012/09/o-peso-de-uma-nacao-conforme-prometido.html

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.