quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

TREINAMENTO EXCESSIVO DO FUNDISTA

Quando o treinamento do corredor de fundo for excessivo, isto normalmente acontece quando falta uma supervisão técnica, ocorre o estresse e o atleta não consegue se recompor nem se adaptar a nova situação criada pelo excesso de treinamento.
Muitos corredores simplesmente acabam fazendo um excesso de quilometragem semanal, correndo em terrenos inadequados, na firme certeza de que estão melhorando sua condição física e as vezes procurando seguir planilhas e treinamentos de grandes campeões, sabemos que a grande quilometragem semanal é bastante positiva, mas ela não deve ser posta em prática de forma empirica.
O corpo do corredor vai cansando lentamente até chegar em um ponto de exaustão e isto não tem volta na sua periodização.
Quando o corpo entra neste estágio, correr torna-se cansativo, fisica e mentalmente, seu desempenho na corrida e na atividade particular como escola, emprego, familia acabam diminuindo e com isto prejudicando-o e cada vez que ele tenta mudar este quadro sua situação vai piorando ou seja é um caminho sem volta.
Para evitar esta situação eu sugiro que o atleta, procure fazer uma pausa no regime de quilometragens escessivas, alimente-se adequadamente, procure momentos de lazer, atividades ludicas e sociais.
Nesta circunstância ele vai lentamente lentamente voltando a sua normalidade, não é neessario parar de treinar, apenas corra diminuindo seus batimentos cardiacos, correndo em "steady state"  sentido sua respiração não ofegante.
Uns dias de férias da corrida são recomenáaveis, outras atividades que não sejam correr como citei linhas acima também.
Qualquer reinicio de atividade não deve recomeçar com velocidade, mas começar com trote leve.
Boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo.
" As pessoas mais devotas são de ordinário as menos religiosas " Mariano da Fonseca, Marques de Maricá
1773/1848 escritor e politico carioca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.