Uma das demonstrações mais claras de uma pessoa entrando em estado de depressão pode ser notada por alguns comportamentos às vezes inadequados.
O estado de depressão faz parte deste tipo de comportamento, envolvendo também crises de choro, excessiva tristeza em alguns momentos, ansiedade que é um estado emocional de momento, angustia, falta de prazer, isolamento em sociedade, falta de sono de apetite, função sexual diminuida, pessimismo com relação a tudo.
Nesta circunstancia o corredor passa a sentir fadiga, falta de vontade em treinar, muito cansaço. estas caracteristicas acabam levando o corredor a provável depressão.
Existe um outro lado também bastante significativo, euforia muito grande, a auto estima super evidenciada.
Pesquisas mostram que a depressão é evidenciada por disfunções cerebrais, possiveis heranças genéticas, fatores sociais e materiais devido a problemas psicológicos da vida em comun, na familia na atividade profissional, esportiva, são caracteristicas que levam a alterações de humor.
Às vezes o corredor apresenta o comportamento alterado e surgem algumas desordens relativas a ansiedade como, fobia, panico, agressividade.
A corrida longa, a corrida lenta, faz com que o individuo tenha um gasto enérgético que ajuda na eliminação destes problemas.
As enforfinas são excelentes aliadas para a diminuição dos problemas de estresse que um individuo pode apresentar.
Em minha experiência como técnico de fundistas, observei melhora em comportamentos agressivos de alguns corredores que com problemas familiares, problemas materiais, problemas sociais, acharam o melhor lenitivo o melhor remédio apenas correndo e seus perfis que eram comprometedores melhoraram radicalmente,
A corrida longa faz com que o praticante tenha uma maneira de pensar, de raciocinar, mais positiva, o corredor de maratonas, o corredor de longas distancia é na minha forma de entender, um pensador por excelência..
boas corridas para todos
Carlão - tecnico de atletismo.
" A sensação mais agrdável, é a paz interior " Madre Tereza de Calcutá 1910/1998 religiosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.