Por mais incrivel que possa parecer o Brasil participou da XI Olímpiada de Berlim com duas equipes, a XI Olimpiada aconteceu em 1936 de 1 a 16 de agosto.
Já em 1932, na X Olimpiada acontecida em Los Angeles com dificuldades financeiras, problemas de transporte nossos atletas olímpicos tiveram uma serie de dificuldades.
Mas os problemas não pararam ai em 1936 na Alemanha, nossas cores foram representadas por duas equipes.
O Comitê Olimpico Brasileiro (COB) fundado em 1935, um ano antes das Olimpiadas, exerceu o direito que lhe cabia para a constituição da equipe representativa do Brasil para os Jogos Olímpicos em Berlim.
Sendo assim convocou os atletas das federações, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD), contestou os direitos do Comitê Olimpico Brasileiro de indicar uma delegação para participar dos Jogos Olímpicos. Sem nenhuma possibilidade de acordo as duas representações o COB e a CBD apresentaram-se para disputar as Olimpiadas representando o Brasil na Alemanha criando uma grande dôr de cabeça para os organizadores. Na vespera dos Jogos já noite, pouco antes da cerimônia de abertura dos Jogos o COI aceitou a inscrição das duas equipes do Brasil. Estas equipes "unificadas" compreendeu 72 atletas inscritos em natação, atletismo, tiro, basket, esgrima, ciclismo, pentatlo moderno, remo e iatismo.
Os resultados que o Brasil obteve, foram reflexos da anarquia de nossa organização esportiva presente na época.
O Brasil conseguiu um 5º lugar nos 400m sobre barreiras masculino, um 5º lugar nos 400 metros nado livre feminino, um 5º lugar no tiro ( carabina).
Desta forma as representações do Brasil para as Olímpiadas de Berlim foram denominadas como *Delegação da CBD, com um Chefe Geral, um representante do Governo, um delegado e um médico.
*Delegação das Especializadas com um Chefe Geral, um delegado do COB, um menbro do COA, dois médicos, um representante da imprensa, e um chefe geral para as modalidades de natação e atletismo.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo/ assessoria em treinamento.
" No Brasil de hoje, os cidadãos têm medo do futuro. Os politicos têm medo do passado "
Chico Anysio 1931/2012 humorista cearense
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.