quarta-feira, 30 de maio de 2012

O ritmo de cada um

Na vida como na música o ritmo é fundamental, para os corredores de fundo, saber treinar e competir com ritmo significa sucesso na performance.
Entretanto para o principal ritmo de ser humano, pouco ou quase nada se fala, o nosso ritmo principal o biológico.
O estudo das alterações do ritmo biológico mostra que esses ritmos acontecem a cada 24 horas. neste período nossas funções fisiológicas sofrem constantes alterações, estas alterações acarretam mudanças no ritmo circadiano ( biológico ).
No ritmo circadiano, as reações e ações biológicas acontecem em períodos regulares e constantes, repetitivos, alterando continuamente a nossa temperatura corporal, pressão arterial, a atividade digestiva, nosso estado de humor.
O conhecimento do ritmo circadiano é fundamental para nosso bom estado de saúde e desta maneira a perfomance do individuo, de um idoso ou um atleta olímpico em suas atividades fisicas.
As alterações de nossa capacidade respiratória, nossas  reações, a temperatura no ambiente em que vivemos, vida profissional, tranquilidade, desejo sexual, sono dependem do controle do nosso ritmo circadiano.
Tal como em uma partitura musical o ritmo empregado é responsável por todas as alterações que passamos tanto físicas como emocionais
Para atletas que treinam comigo, programo que exercicios no treinamento mais fortes ( anaeróbios ) no caso especial de velocistas sejam feitos no período da manhã. A corrida de fundo, a corrida longa em estado aeróbio ou seja a corrida mais lenta deve ser preferencialmente no entardecer, toda a capacidade aeróbia apresenta um coeficiente positivo no por do sol, especialmente para pessoas acima dos 28/30 anos de idade onde o envelhecimento começa a surgir devido a natural diminuição da capacidade vital.
Esta sugetão é feita para meus atletas, porèm um detalhe pode ser acrescentado, os níveis estressantes de qualquer pessoa podem  diminuir ao entardecer, inúmeras pessoas ao invéz da atividade física fazem suas reuniões em bares, restaurantes, se confraternizando no fim da tarde, sugiro que troquem o "happy hour"  por um trote leve uma atividade aeróbia talvez com o mesmo grupo, todos lucrarão.
Boas corridas para todos
Carlão - tecnico de atletismo
" Toda a beleza é a alegria que permanece " John Keats. 1795/1821 poeta inglês

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.