sexta-feira, 18 de maio de 2012

A anemia fisiológica no corredor de fundo

É um fato comum corredores fundistas apresentarem problemas como anemia, a circulação sanguinea em nivel de micro circulação acaba com os glóbulos vermelhos, o intermitente batimento dos pés no solo faz com que os capilares que existem na planta dos pés sofram traumas.
Quando destruidos os glóbulos vermelhos liberam a hemoglobina contida no seu interior e desta forma ela é eliminada pela urina, transportando nesta eliminação o ferro que é responsavel por inúmeras atividades metabólicas do corredor.
A diminuição dos níveis séricos de ferro do sangue conduz a uma anemia ferropriva, reduzindo a quantidade de hemaceas que tem como fator principal o carregamento de oxigenio para os pulmões.
O corredor passa a ter uma redução de desempenho que consequentemente provocará uma recuperação mais lenta após a corrida, prejudicando os treinamentos e competições.
Algumas caracteristicas se farão presentes como, tonturas, irritabilidade, e muita fadiga. Os médicos aconselham a suplementação de ferro na alimentação do corredor, é claro que estas reservas de ferro naquele momento estão exíguas,  a orientação do médico deve ser sempre seguida.
Alguns alimentos são ricos em ferro como figado, coração, carnes magras, gemas dos ovos, lentilha, feijão, brócolis e a soja ,todos os corredores de longa distancia devem valorizar este tipo de alimentos em sua dieta.
Muitos treinadores e personais deixam de fazer uma entrevista com seus  atletas sobre alimentação e esta falta de comunicação poderá futuramente prejudicar o desempenho do corredor.
Muitos fundistas, corredores de rua são oriundos de uma população de baixa renda e consequentemente o regime alimentar deles é às vezes deficiente, exclusivamente pela falta de uma orientação e conhecimento adequado, pois alguns alimentos de nosso consumo diário não são caros e de possivel acesso.
boas corridas
Carlão técnico de atletismo/ assessoria em treinamento
" É uma ousadia perigosa de grande consequência desprezar o que não compreendemos"
Michel de Montaigne 1533/1592  filósofo francês

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.