segunda-feira, 28 de maio de 2012

DROMOS

Oitocentos anos antes de Cristo, os gregos já praticavam atletismo, o atletismo era para eles o que o futebol é para nós, era uma festa com danças.  Uma das atividades  a chamada Paléstrica  constituida de combates e tambem competições de atletismo ligeiro com corridas, saltos, lançamentos de disco e dardo, mais a luta que eles denominavam como Pancracio  uma luta terrivelmente violenta onde só não era permitido arrancar os olhos do adversário, os gregos não determinavam tempos ou recordes, para eles havia sòmente vencedores e perdedores.
A corrida era chamada de Dromos, era a prática preferida dos gregos, pois ela servia tambem como treinamento para guerra, os corredores eram utilizados com mensageiros, pois não havia correio na época e as comunicações era dificilimas daí então sua importancia.
Homero em suas narrativas, descreveu coisas notáveis com a de Pheidipedes que Atenas enviou para pedir socorro e segundo a lenda correu em dois dias aproximadamente   mais de 100 quilometros, ou do soldado de Maratona que anunciou a batalha de Termópilas e caiu morto de tanta fadiga, citou  ainda Leonidas de Rhodes que ganhou quatro Olímpiadas seguidas, ou  a façanha de Euquidas que no ano de 479 AC foi de Plate a Delfos ida e volta para transportar o fogo sagrado para celebrar a vitória diante dos persas.
Dromos podia ser uma corrida de velocidade na distancia de 192 metros e 27 no estádio de Olimpia que tive a felicidade de conhecer e recomendo a todos admiradores de atletismo que o visitem, também havia a corrida denominada Diaulos que tinha a distancia de dois estádios ( 384m e 54 cm ) para nós admiradores das corridas de fundo havia a prova chamada " dólica "  na distancia de 4.614.48m, os atletas corria a reta do estádio até o fim onde havia um poste que eles volteavam e retornavam até completarem a distancia.
Tambem os gregos disputavam uma distancia longa porem com seus equipamentos de guerra este dromos era chamado de " Hoplitas ".
As competições se encerravam com uma corrida de revezamento chamada de "lampadedrómica" os corredores corriam com archotes e faziam a passagem dos archotes a cada 25 metros, a equipe que chegava.a frente acendia o fogo no Altar de Prometeo.
Em todas as corridas ou dromos os atlets competiam em series de quatro corredores.
A saida era feita sobre uma pedra de marmore nas mesmas medidas de uma raia nas nossas pistas de atletismo com no máximo 1m25 de largura, ( quando forem a Olimpia poderão ver estas pedras de marmore nos locais de sáida dos dromos de velocidade)
Os vencedores cruzavam a linha de chegada que era apenas um risco no solo, para as competições havia tres arbitros, os vencedores  recebiam ramos de oliveiras.
Devido a estes fatos notáveis do esporte na Grecia antiga o atletismo tornou-se a modalidade Olimpica mais importante e assistida pelo publico nas Olimpiadas.
Boas corridas para todos.
Carlão - técnico de atletismo e assessoria em treinamento.
" A gratidão é um fruto de grande cultura; voce não a encontra em gente vulgar " Samuel Johnson 1709/1784 - ensaista da Inglaterra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.