O esporte de maneira geral induz as crianças a imitação dos seu idolos, no vestir, nas expressões, mas principalmente na decisão da prática esportiva, e é assim que surgem muitos talentos.
Quando um atleta faz um resultado de expressão, de imediato aparecem jovens querendo fazer mesma atividade, quero exemplificar o atletismo que na época do João Carlos de Oliveira ( João do Pulo ) com recordes no triplo, do Zé vencendo as São Silvestres, do Cruz nos 800m com ouro olimpico, recentemente a Maurren Higa, em Beijing ganhando as Olimpiadas na distancia, agora o Duda no salto em distancia se classificando para Londres
Estes maravilhosos exemplos bastante positivos da pratica esportiva, fazem com que muitas modalidades tenham a possibilidade de revelar grandes campeões para o futuro.
Nesta momento de decisão de um jovem, de uma criança em tentar atingir seu goal, entra a figura mais importante que é a figura dos pais, dos seus responsáveis coadjuvados pelo prof. de Educação Física, do técnico, do treinador.
É muito comum a falta de conhecimento do esporte por parte dos pais, eles as vezes não estão realmente conscientes, de que seu filho ou filha não estão amadurecidos, psicológicamente para uma decisão de praticar determinada atividade esportiva, podendo desta forma entrar no grupo muito grande de crianças envolvidas na especilização precoce.
Vemos em praças esportivas, pais incentivando o filho a ser um Neymar, um Pelé, uma Maurren, um João do Pulo, talvez forçando a criança a fazer o que eles nunca conseguiram como atletas.
A criança não esta amadurecida física e mentalmente para exercicios mais fortes, suas condições cardiovasculares e musculares não resisistem a esforços.
Quando um pai, uma mãe, grita apaixonadamente para que seu filho redobre o esforço ou lute pela vitória, quando um pai, uma mãe criticam seu filho por um desempenho segundo eles não satisfatório, fica demonstrada falta de respe
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.