terça-feira, 13 de setembro de 2011

SANGUE

Nosso coração, um músculo atuante e fundamental pode bombear 4 a 5 litros de sangue por cada sessenta segundos ( um minuto ) através da arteria aorta.
Para um atleta que corre longas distancias diariamente este volume pode chegar a 18/20 litros, mantendo os batimentos cardiacos em pulsações altas.
Desta forma ele conseguirá uma transição sanguinea mais rápida transportando maior quantidade de óxigênio para as varias partes do seu corpo. ao mesmo tempo seu coração, ficará mais forte ainda, lançando na aorta maior volume de sangue.
A ciência mostra que os músculos dos atletas tem uma rede definida de arterias, enquanto em pessoas sedentarias a rede ten menor desenvolvimento.
Um atleta com o coração devidamente hipertrofiado devido a corridas em equilibrio de óxigênio, pode ter batimentos em estado basal de 30 a 35 batimentos por minuto, sem dúvida um excelente corredor de fundo.
Alguns atletas tem batimentos muito baixos ou muito altos devido a fatores nervosos, psicológicos, ansiedade, desta forma a pulsação não é um índice seguro para mostrar a boa condição do atleta, embora seja uma forma de mostrar a evolução ou não do individuo pelos treinos feitos ou competição realizada.
Através de treinos fortes, duros nossos pulmões ficam mais eficientes, com uma maior capilaridade pulmonar, permitindo que o sangue absorva mais óxigênio.
Para aumentar a eficiencia do corpo exercicios que levam a fadiga, aceleram o metabolismo.
Muitos técnicos usam este principio na expectativa de que o meabolismo acelerado possa contribuir para uma melhor performance, isto na minha opinião é um processo precipitado para se chegar a bons resultados.
Tenho como filosofia de trabalho a corrida lenta e longa para se adquirir resistencia e em um segundo patamar provocar uma exigência de fadiga nos treinamentos do corredor.
É importante citar a necessidade de que toda pessoa que corre, atleta ou não, faça um "check-up" médico e depois então conversar com seu treinador e fazer uma programação.
Boas corridas
Carlão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.