Mais uma vez volto a comentar sobre sindromes que acontecem com nossos corredores, overtraining (OVT) e overreaching (OVR).
Overtraining (OVT) é um estado que o atleta apresenta quando faz um treinamento mal planejado, um treinamento sem pausas adequadas para repouso, para a recuperação, excesso de atividades, sobrecargas durante longo tempo, muitas competições e até treinamentos monótonos.
Overreaching (OVR) significa a diminuição do desempenho do atleta, de forma rápida, devido ao excesso de treinamento executado em poucos dias.
No caso do overreaching,(OVR) o atleta apresenta cansaço muscular, queda rápida de desempenho nos treinos e a recuperação pode ser feita em curto prazo, por volta de 15 dias.
Na situação de overtraining(OVT) a redução do desempenho é prolongada tanto em treinos como nas competições, a recuperação é mais demorada e pode demorar meses.
Overreaching(OVR) na verdade é um estado de overtraining(OVT) de curta duração, ele apresenta o resultado de treinos feitos com excessos de sobrecarga em curto espaço de tempo, tanto com atividades de corridas ou com atividades de exercicios de força.
É obrigação do treinador programar em seu planejamento de treinos, pausas adequadas, determinar intensidades sem provocar resultados negativos.
Tanto no caso do overtraining(OVT) como no caso do overreaching(OVR) o atleta apresenta condições fisiológicas e psicológicas similares.
O mais importante é o treinador usar sempre o equilibrio no planejamento e não se entusiasmar com resultados rápidos dos seus atletas.
" Se quisermos ter uma nação sadía, devemos correr" JOHN KENNEDY"
Boas corridas
Carlão
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.