quinta-feira, 8 de setembro de 2011

ONDE ESTÁ O CREF DO RIO DE JANEIRO ?

Em novembro vai acontecer uma corrida ou varias corridas no Aterro do Flamengo, a Corrida da Acadêmias.
Esta atividade, está aberta para crianças de 3 anos de idade que  correrão  25m, 4 anos que  correrão 50 m, 5 e 6 anos 100m, 7 e 8 anos 200m, 9 e 10 anos 300m, 11 e 12 anos 400m.
Isto é um verdadeiro absurdo que coloca todos nós professores de Educação Física, Técnicos, em uma posição de irresponsabilidade.
Fazer crianças desenvolverem uma corrida em velocidade prolongada é uma total falta de conhecimento, uma atitude de irresponsabilidade,  que pode colocar estas crianças em perigo na corrida, e provavelmente dentro de alguns anos, quando estiverem na puberdade.
O coração de uma criança não é preparado para isto, o coração de uma criança deve ser hipertrofiado adequadamente por um trabalho em steady-state, criança deve correr longo e lento, nunca um absurdo que estamos vendo na divulgação do evento.
Será que o CREF ( Conselho Regional de Educação Física ) do Rio de Janeiro não fiscaliza esta irregularidade com a saúde de crianças ou sòmente se Educadores dão aulas com registro.
O entusiasmo em fazer um evento, a possibilidade de auferir ganhos, usando crianças, e com o desconhecimento das normas fisiológicas, nos leva a este estado colocando nossa profissão de Educadores Físicos em dúvida.
Quando recebi o e-mail me comunicando do evento, imediatamente  respondi, fazendo um comentário sobre o fato.
Será que a Federação de Atletismo do Rio de Janeiro, tão bem dirigida pelo Prof. Carlos Alberto Lanceta aprova este absurdo, não acredito, será que o CREF do Rio de Janeiro está à par deste evento.
Nós brasileiros, temos o péssimo habito de abaixar a cabeça para tudo, talvez com isto tambem baixemos a cabeça, por falta de competência.
Srs. Pais, não coloquem suas crianças em risco, colocando-as para competir fazendo um esforço inadequado para a idade, nenhuma medalha vale a saude de hoje e do futuro dos seus filhos.
Tenho certeza que todo professor registrado no CREF, não concorda com este absurdo.
Corrida deve ser uma atividade de saúde não de perigo.
Carlão

Um comentário:

  1. Prof. Carlos Ventura, o Rio , assim como São Paulo, é palco de vários eventos ligados ao atletismo até de nível internacional. Seria no mínimo maldoso supor que faríamos (moro no Rio)um evento desse porte sem o devido assessoramento técnico. Devo lembrá-lo que crianças nesta idade correm muito mais que isso em um dia brincando ou em escolinhas de futebol. Lembrando ainda que só é possível a criança participar com autorização dos pais e sendo assim cada um deles conhecendo seu próprio filho não permitiria se a criança não estiver apta. Isso fora os detalhes técnicos da inscrição e a entrevista que é comum preceder as atividades física. Estimulamos as crianças a praticarem esportes por ser benéfico para saúde e em um dia de evento com acompanhamento profíssional vamos comprometer a saúde delas. Por favor, não podemos ser intransigentes.

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.