Treinamento, item principal para qualquer atividade do ser humano, pelo treinamento, pela repetição dos exercicios, pela correção e observação o treinamento passa a ser a chave do sucesso do atleta.
O corredor de longas distancias, o fundista, o maratonista, depende fundamentalmente de sua atividade e treinamento. Quilometros diários, exercicios localizados, repetições, repetições fazem com que o corredor de fundo se assemelhe a um musico, um pianista, um violoncelista, um violinista, onde pequenos dados passam a ser importantissimos na "performance" desejada.
Entretanto o corredor, o atleta como um músico de uma orquestra depende da batuta de um maestro, este maestro é o treinador, o técnico, o professor de Educação Física, responsável pela afinação e participação do instrumento na orquestra.
Quando observo planilhas de treinamento em revistas especializadas, fico pensando como um músico pode tocar em uma orquestra sem a participação de um maestro, sem a sua orientação pela batuta.
Não tendo o maestro o pianista pode desafinar, o oboé claudicar, os pratos baterem fora do ritmo, um dó sustenido pode ser tocado ao invéz de um ré menor.
Isto acontece nos treinamentos, um atleta sente um pequeno incomodo no tendão de calcanêo, um problema intestinal, uma vontade de ergogitar, um cansaço repentino, vai falar com quem, com um colega que corre ao seu lado, falta o maestro.
Por isto quando vejo planilhas onde magicamente o corredor vai destruir recordes, vai correr melhor, fico imaginando como se engana o consumidor.
Treinamento é uma orquestra que com certeza ficará totalmente desafinada com a falta de um maestro de um Eleazar de Carvalho para dirigi-lo, portanto sempre frizo que o treinador é o maestro que sempre deverá estar presente para que nenhuma nota musical mal tocada, possa desafinar e estragar a "performance"
Recomendo a todos os corredores de fundo que tomem cuidado com planilhas, o follow-up deve ser diário, treinador x atleta, consultas de pelo menos a cada 24 horas se não puder ser presencial devem acontecer, telefone para seu treinador, faça e-mails diários, converse com ele, treinador e atleta fazem uma equipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.