segunda-feira, 11 de julho de 2011

fundista x massa muscular

Todo ser humano deve preocupar-se com a perda de massa muscular, a perda de massa muscular começa a evidenciar-se após os 20 anos de idade do individuo.
A manutenção desta massa muscular ou seu aumento, faz parte da forma física para o melhor rendimento nos treinos e perfomances nas competições.
Para a ativação da massa muscular e sua manutenção, é aconselhavel exercitar grupos musculares, considerados principais como pernas, braços, ombros, tronco, peito, costas.
Corredores de longa distancia muitas vezes não se exercitam com trabalho de força localizada, acreditando que este tipo de treinamento pode prejudicar seu rendimento nas provas de fundo.
O treinamento de força pode aumentar a massa muscular e dependendo dos exercicios dar resistencia a atividade devido a forma de faze-lo.
A atividade força pode melhorar o sitema metabólico, quando feita adequadamente, prevenindo lesões.
A melhoria no desempenho do fundista através dos exercicios de força pode acontecer quando fundamentalmente estes exercicios objetivam a resistencia muscular. Muitos fundistas melhoraram suas marcas, em 2 a 3% e fazendo corridas mais economica.
Existem alguns fundamentos básicos relativos ao trabalho de força para corredores de fundo, fortalecer os musculos principais, estabilização e segurança para joelhos e quadris, promoção do equilibrio.
Os principais beneficios são: melhorar a força, promover a resistencia localizada, manter a massa muscular, recuperação mais rápida das lesões ocorridas, prevenção destas lesões.
Como técnico de corredores de fundo, sempre procurei fazer com que meus atletas fizessem percursos em terrenos montanhosos ( Campos do Jordão, Serra da Cantareira, Pico do Jaragua, Bosque do Morumbi) sendo o objetivo o de manter um estado de força muscular e não o de adquirir massa mscular.
Fazer o corredor levar seu próprio peso morro acima, ladeira acima, já é um excelente treino de força, substituindo o treino em academia.

Um comentário:

  1. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Carlão boa noite mais um relato que merece parabéns! Pois há alguns anos atrás eu corria em morros para substituir os trabalhos da academia - musculação eu odeio ficar malhando em academias acho que isso só serve para ganhar massa muscular, mas depois que comecei a correr Ultramaratonas o meu técnico me falou que era necessário fazer musculação e para não contrariar ele disse para ele passar uma série para mim, mas só para reforçar os musculos das pernas que nào queria ficar bombado daí faço duas vezes na semana? Com esse seu relato que vc citou aqui no blog o que vc me sugere que eu continue correndo em morros ou continuo realizando as sessões de musculação se puder me responder ficarei grato o meu email jmaratona@jmaratona.com

    Um forte abraço,

    Jorge Ultramaratonista
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.