Definição: levar maior quantidade de oxigenio para a atividade muscular
O oxigênio é levado através do sangue e quando o atleta necessita de mais oxigênio, logicamente necessita tambem de uma maior quantidade de sangue. A cada contração do coração mais quantidade de sangue é solicitada, portanto o esforço do corredor é o grande solicitador de sangue. O aumento dos batimentos cardiacos tem um limite não sendo possivel ser ultrapassado.
Quando acontece o aumento da frequência cardiaca o volume de sangue que o coração expele diminue, o volume de cada batimento compreende o sangue expelido. a adaptação principal em um trabalho de longa duração em "steady state" provoca a hipertrofia cardiaca, a "endurance" preconizada pelo Dr. Van Aaken, fisiologista, Em cada contração o musculo cardiaco necessita de oxigênio, o sangue não estaciona esta sempre circulando.
Quando o corredor necessita de maior volume de sangue para desenvolver sua corrida, em um determinado momento o sangue voltando ao coração provoca a dilatação do mesmo, a hipertrofia já citada e necessaria para uma melhor performance. O processo de adaptação a corrida acontece nas pausas do treinamento e não durante o esforço da corrida.
O grande objetivo para uma melhor performance, é um melhor desempenho através de inumeras pausas com intervalos que propiciem uma recuperação adequada.
O corredor de fundo cuja a hipertrofia cardiaca esteja plena tem uma recuperação no intervalo dos seus tiros aeróbios, como por exemplo, 400m, 600m, 1000m na casa de 30" a 45", a intensidade deve ser feita de modo que em todas as repetições o controle dos batimentos seja exato, podendo desta forma o treinador aumentar ou diminuir os intervalos ou as repetições.
Um corredor em plena forma tem uma recuperação dos batimentos depois de uma corrida anaeróbia por volta de 70"/75".
Cabe ao treinador dosificar as repetições e intensidades, observando alem da frequencia, sinais aparentes do corredor, como irritação, côr da pele, sudorese, comportamento de um modo geral.
O bom resultado no treinamento é o equilibrio " in medium virtus ".
Nem sempre aquele corredor cujo desempenho é mais rápido será o melhor, às vezes o corredor mais lento pode apresentar resultados mais significativos com o tempo.
Prof. Carlão,
ResponderExcluirEu acredito que cada indivíduo tenha o seu limite. Mas, de forma geral, para os corredores comuns, um bom parâmetro para a verificação do seu condicionamento físico seja a observância da frequência cardíaca no primeiro minuto pós-corrida. Se neste minuto, quando o atleta estiver caminhando, a sua frequência baixar em 30 bpm, isto pode ser um indicativo de um bom condicionamento físico.
Ótima coluna!
Saudações.
Carlos Alberto