terça-feira, 12 de julho de 2011

Os batimentos cardiacos

Os batimentos cardiacos podem ser comparados ao giro de um motor.
Quando um carro é novo, não devemos por precaução exagerar no aceleramento pois o motor esta sendo experimentado, o mesmo acontece com os batimentos cardiacos de um atleta, ao iniciar sua corrida, seu treinamento, devemos fazer um controle destes batimentos.
150 a 155 batimentos por minuto é uma frequência que pode ser estabilizada para uma corrida longa e lenta, uma corrida longa e lenta deve ter em média 60 minutos (uma hora) O nível pulsatório recomendavel é a faixa que vai de 140 bpm a 155bpm.
Existe uma variação de acordo com a idade do individuo, uma pessoa na faixa etaria de 40 anos pode correr com batimentos variando de 120 a 130 batimentos por minuto, fica assim sugerido que uma corrida neste nível de batimentos tambem é uma corrida longa e lenta, que é  essencialmente recomendavel como segurança e preparação básica para qualquer iniciante, em uma corrida de 1000m a 3000m os batimentos podem variar na faixa de 170 a 175 batimentos por minuto.
120 batimentos por minutos é uma frequencia que já permite a repetição de uma novo tiro ou de uma  nova distancia após a recuperação.
A melhor e recomendada forma de medir-se a pulsação e através da carótida, sempre fazendo o contato com o dedo indicador, facilitando desta forma a melhor maneira de contar as pulsações.
O corredor não deve usar um minuto completo para a medida dos batimentos, fica a sugestão de contar as batidas em quinze segundos e multiplicar por quatro ou durante 10 segundos e multiplicar por seis ou ainda durante seis segundos e acrescentar um zero ao número obtido, neste caso quando o número de atletas for muito grande e quisermos  saber a pusação de todos os atletas.
Existem batimentos que podem chegar acima de 200 por minuto.
Sabemos que um corredor está em forma quando após o desenvolvimento da corrida longa seu batimento seja qual for por volta de 70 segundos volta ao estagio inicial da corrida.
Uma pessoa sedentaria terá um batimento em repouso por volta de 80bpm, um atleta de fundo já treinado pode ter seus batimentos por volta de 35 a 40 bpm em repouso.
Seu coração está hipertrofiado e sendo assim sua volta ao estágio inical de batimentos é mais rápida.
Para que tudo isto seja positivado é necessario que todos os corredores façam no inicio de suas carreiras atleticas, corridas longas e lentas, pelo menos durante 15 semanas.

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.