sábado, 1 de outubro de 2011

VALORIZAÇÃO DO ESPORTE

Quando meu atleta José João da Silva venceu a São Silvestre em 1980, quebrando um "tabu" de 34 anos sem uma vitória brasileira na prova, a repercussão internacional foi muito importante, não foi apenas o fato de vencer a prova, mas quem ele venceu, venceu o português Fernando Mamede lider do "ranking mundial nos 10 km" atleta olimpico foi uma vitória consagradora nos últimos 640 metros da Avenida Paulista, e a ultrapassagem deu-se defronte ao MASP, para mim e para o Zé João foi uma noite inesquecivel.
Meses depois fomos convidados para uma "revanche"  no Meeting de Lisboa, lá no estádio do Sporting, o Alvalade, com uma linda pista de cor verde, uma novidade para nós brasileiros, no período que ficamos em Lisboa, fomos tratados antes e depois da "revanche" de forma inusitada, como se fossemos os melhores do mundo.
O Prof. Moniz Pereira, técnico do Mamede, a diretoria do Sporting Lisboa, autoridades portuguesas, nos atendendo diariamente e sempre preocupados conosco, enfim não nos faltou absolutamente nada.
Quando chegou dia da prova o Alvalade encontrava-se lotado, os 10.000 metros do meeting era a principal prova do programa atlético..
A corrida foi sensacional, Mamede venceu a prova batendo o record europeu para os 10.000 m com 27:27:07 melhor tempo do mundo no ano,  com Carlos Lopes ficou em 2° lugar com o tempo de 27:48:08, o segundo melhor tempo mundial do ano, meu atleta ficou no 5° lugar com o tempo de 28:37:03 novo recorde brasileiro para a distancia.
A vitória do Fernando Mamede foi incontestavel e merecida, terminada a prova com devidos méritos para o técnico Prof. Moniz Pereira, fui convidado por ele para irmos jantar em um restaurante ao lado do Estádio, o  " Magriço " durante o jantar o Prof. Moniz Pereira, alias um poeta de grande fadista, me deu inúmeras sugestões sobre treinamento ( aprendi muito), ele elogiou o feito do Zé vencendo seu pupilo na São Silvestre., na segunda feira fui convidado para ir a Camara de Lisboa, onde recebi uma placa comemorativa da Festas da Cidade de Lisboa, e na placa a homenagem pelo recorde "brasileiro" batido pelo Zé, todos os jornais portugueses enalteceram o novo recorde brasileiro.
Isto é valorização do esporte, os jornais daqui exceto a Gazeta Esportiva, não divulgaram o feito do nosso campeão, entretanto toda a midia da Europa o fez destacando a prova como uma das mais empolgantes acontecidas no Velho  Mundo.
O esporte se valoriza quando o atleta tem seu resultado sua "performance" devidamente divulgados, como aconteceu lá em Portugal.
Talvez se fosse um gol, um penalti cometido, uma partida de futebol a divulgação fosse feita,  a nossa mídia, não se preocupa com a educação dos nossos jovens,  nós não  valorizamos nossos atletas  e os nossos jovens sempre estarão empobrecidos culturalmente.
Nossas autoridades esportivas e olimpicas estão pouco preocupadas com o esporte, a preocupação virá nas vesperas da Olimpiada no Rio de Janeiro ou agora em Londres onde nossos atletas serão lembrados e cobrados tardiamente e tambem se não vencerem serão criticados.
Boas corridas
Carlão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.