quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

Quando deixamos de fazer atividades físicas nossos orgãos tendem a ficar atrofiados, nossa saúde não é sòmente a falta de doenças, mas o equilibrio total do  corpo, isto se consegue quando o individuo pratica atividade física como caminhar, correr, nadar, pedalar, ler, pensar, nossa condição física está diretamente ligada a nossa condição emocional, o estado de espirito pode nos levar ao equilibrio ou ao desequilibrio.
Nossa condição psiquica pode nos levar a melhores perfomances físicas, sempre digo perfomance física, entetanto temos a perfomance emocional que é o alicerce da condição física.
É fundamenal que nossa capacidade vital sempre esteja em evolução, através de atividades aeróbias, malhar em uma academia, fazer exercicios com ferros, treinos com muita velocidade são fatores negativos para uma boa condição física.
O individuo que não é atleta deve procurar sua melhor forma física com atividades que possam lhe produzir prazer, sem sacrificios físicos.
A Educação física reune alguns fatores que devem ser seguidos como:
Moderação : os aspecto físico não é o principal, o fundamental é não exagerar.
Objetivos: a atividade física deve ser um meio e não um fim tendo objetivos morais e intelectuais
Adaptação: demos procurar qualidade e não quantidade nos exercicios, procurando adequar-se as premissas fisiológicas.
Degráus: usar gradualmente os exercicios físicos, evitando mudanças bruscas nas atividades, que acabam prejudicando o sistema nervoso.
Endurance: podemos melhorar nossas perfomances física fazendo exercicios para uma boa base orgânica que objetivam uma melhora para nosso aparelho respiratório, digestivo e principamente psíquico.
Tudo isto nos leva na sequência a termos uma melhor ressitência a fadiga.
A fadiga é um estado fisiológico que atingimos através do esforço no limite das nossas possibilidades.
Muitas vezes o corredor de maratonas faz um esforço desnecessário no aspecto ritmo alternado quando poderia atingir o mesmo objetivos com uma frequência cardiaca mais baixa, a resultante seria um melhor desempenho na distancia objetivada , tendo uma evolução na hipertrofia do coração.
Meu lema sempre foi: correr longo e lento.
boas corridas
Carlão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.