quarta-feira, 14 de março de 2012

Hall da Fama do atletismo

A Federação Internacional de Atletismo ( IAAF) apresentou neste mes 12 atletas que farão parte do Hall da Fama em atletismo, dentro em pouco apresentará mais 12 nomes que comporão os 24 atletas integrantes deste Hall.
Foram indicados atletas, já aposentados ou falecidos que conquistaram medalhas olímpicas em suas provas, os 12 atletas indicados foram: Jesse Owens velocista negro americano que mostrou aos nazistas em Berlim como um homem pode correr veloz e saltar, desbancando toda a falida superioridade étnica que Hitler queria nos impor.
Wang Juxia, fundista chinesa e recordista mundial nos 10.000 metros, Jackie Joyner Kersee dos EEUU campeã no heptatlo e na distancia, Betty Cutbert da Australia especialista e campeã em velocidade nos 100,200, 400 e 4 x100, Fanny Blanker, da Holanda com 4 ouros olímpicos nos 100,200, 80 s/b, 4 x 100, Edwin Moses do EEUU um dos maiores corredores de 400 s/b de todos os tempos, Al Oerter dos EEUU. tri-campeão olimpico no lançamento de disco, Emil Zatopeck " a locomotiva humana" da Republica Checa, estive certa ocasião com ele na maratona de Praga, vencedor de tres provas em uma Olimpiada, Carl Lewis dos EEUU discutido velocista americano  tive a felicidade de ve-lo na Olimpiada e no mundial de atletismo em Roma, Paavo Nurmi o maior fundista da Finlandia, o legendário Abebe Bikila da Etiopia, descalço em Roma e depois calçado no Mexico nos mostrou suas qualidades na maratona.  Para nossa felicidade o incrivel Adhemar Ferreira da Silva, medalha de ouro em Helsinque e Melbourne no salto triplo, treinado pelo fantástico Dietrich Gerner. Durante muito tempo pude viajar com Adhemar e conviver com este atleta que tão bem representou o Brasil, as duas estrelas douradas na bandeira do São Paulo F.C. representam estas conquistas.
Na década de 80 por iniciativa do diretor de atletismo do São Paulo F.C. o saudoso Paulo Elysio de Andrade, levavamos o Adhemar em nossas viagens pelo mundo e assim éramos muito bem representados, afinal Adhemar era um " gentleman " um ex embaixador do Brasil na Africa, poliglota, advogado, cantor, e sobretudo humilde, aprendi muito com ele e a IAAF, acertou em cheio em coloca-lo no Hall da Fama do Atletismo.
Seria bastante interessante que a CBAT, fizesse um Hall da Fama exclusivamente com atletas brasileiros , como Elizabeth Clara Muller, Argemiro Roque, o próprio Adhemar Ferreira da Silva, Elizabeth Candido,  Wanda dos Santos, Odete Valentim Domingues, Carlos Mossa, Silvio de Magalhães Padilha, Fausto de Sousa, Edgar Freire, José Romão de Andrade e Silva, Joaquim Cruz, Agberto Guimarães, Esmeralda de Jesus, José João da Silva, Darci Leão Pereira, Carmen de Oliveira por exemplo.
Para nós é um orgulho incomensuravel termos um representante no Hall da Fama Internacional.
boas corridas para todos
Carlão - tecnico de atletismo.
" Voce é o que voce deixa " 12/3/12- Palavras do Prof. Giovanni Alfonso Cassini " Professor da Universidade Ibirapuera, mestre em administração.   

Um comentário:

  1. fui amigo do Paulo elusio , sinto muitas saudades dele , era muito gente boa , que DEUS o tenha do lado dele , descanse em paz

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.